Onda de calor vai elevar significativamente os termômetros de 13 a 24 de fevereiro de 2025 em Mato Grosso do Sul.
Temperaturas devem ficar de 5ºC a 7ºC acima da média, alcançando os 39ºC no Estado, com sensação térmica de 40ºC.
Com isso, os próximos dias serão extremamente quentes em Mato Grosso do Sul, com sol forte, clima seco, tempo abafado, céu limpo, vento quente e baixa umidade do ar.
Pancadas de chuvas isoladas e passageiras não estão descartadas e podem amenizar o calorão.
Bloqueio atmosférico impede a chegada de novas frentes frias, para os próximos dias no Estado, o que favorece a chegada de uma massa de ar quente e seca.
Onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma área, por vários dias consecutivos.
O fenômeno abrangerá os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
De acordo com o Climatempo, início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões.
Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais.
No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.
“A onda de calor deve alcançar novas regiões, com destaque para o Centro-Oeste. De acordo com o novo mapa, a onda de calor abrangerá mais áreas em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, onde as temperaturas podem subir entre 5°C e 7°C acima da média, configurando uma onda de calor”, detalhou o Climatempo.
A sensação térmica pode ficar até dois graus acima da temperatura ideal, por conta do vento quente e baixa umidade relativa do ar.
Sensação térmica é uma temperatura aparente que varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento.