O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmou o segundo caso de raiva em morcego na tarde desta terça-feira (4). Desta vez, o animal foi recolhido no Bairro Ouro Preto, na região sul de Campo Grande.
O primeiro caso foi notificado no Bairro São Francisco e a informação foi confirmada apenas no dia 31 de janeiro pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Hoje, o CCZ reforçou alguns cuidados que a população deve ter em relação a esses animais.
A primeira orientação é evitar tocar no morcego com as mãos desprotegidas, independente de ele estar vivo ou não. Caso ele esteja morto, o certo é o recolher e colocá-lo dentro de uma sacola plástica. Se estiver vivo, coloque um balde em cima do animal, para que ele não possa escapar, e apenas no dia seguinte relatar para o CCZ.
Em caso de contato direto com o morcego, procure um posto de saúde. O CCZ também alerta que é necessário manter atualizada a vacina contra raiva em animais domésticos. A vacina é aplicada no centro localizado na Avenida Senador Felinto Muller, 1601, Vila Ipiranga.
O CCZ deve ser acionado pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (horário de plantão).
Em 2024, conforme informações da Sesau, foram confirmados seis casos de raiva em morcegos na Capital.
Fonte:Campo Grande News