Entre os dias 29 e 31 de maio, o município de Bonito (MS) sediará o Fórum Internacional de Sustentabilidade, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para acontecer em Belém (PA).
O anúncio foi realizado na quinta-feira (23) pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, durante o Brazil Economic Forum Zurich 2025, em Zurique, na Suíça.
Segundo a Fiems, o fórum abordará temas como transição energética e alternativas de financiamento para projetos relacionados à economia verde. “Entendemos que Bonito possui um ambiente favorável e, em conversas com o governador e com os parceiros que encontramos aqui [no Brazil Economic Forum Zurich], discutimos ações e definimos a estratégia para o mês de maio”, explicou Sérgio Longen.
O governador Eduardo Riedel destacou os investimentos em transição energética realizados no estado, que já superam R$ 100 bilhões. “O estado precisa criar recursos financeiros para o seu produtor, para sua indústria e para a sociedade como um todo. É isso que estamos fazendo aqui em Zurique: trazendo bons exemplos e estabelecendo novas parcerias”, afirmou.
Riedel também participou de um painel no evento internacional, onde apresentou o papel de Mato Grosso do Sul na transição energética e as estratégias para reduzir emissões de carbono enquanto promove desenvolvimento econômico.
Prefeito de Bonito celebra a escolha
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, celebrou a escolha do município como sede do fórum, ressaltando a relevância do evento para o Brasil e o papel da cidade como referência em turismo sustentável. “Bonito é referência mundial em turismo sustentável, e sediar um evento dessa magnitude reforça nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico responsável. O Fórum Internacional de Sustentabilidade será uma oportunidade única para discutirmos soluções inovadoras e consolidarmos nossa cidade como um modelo de sustentabilidade para o Brasil e o mundo”, declarou.
O evento será realizado em um destino de ecoturismo reconhecido como o primeiro no mundo certificado como carbono neutro, reforçando a importância de Bonito no cenário internacional de sustentabilidade.
Fonte:.msnortesul