Janeiro será um mês de maravilhas celestiais e que poderão ser observadas a olho nu. A conjunção de Saturno e Vênus está brilhante, com observação em Mato Grosso do Sul logo após o pôr do sol.
O National Geographic Brasil explica que os planetas aparecerão a menos de meio grau de distância no céu, cerca de 30 a 45 minutos após o pôr do sol do sábado (18).
Vênus, o mais brilhante dos dois, terá um brilho branco e Saturno aparecerá ao lado um pouco mais escuro e dourado. Apesar da observação possível a olho nu, o uso de binóculos melhorarão a visão, e um pequeno telescópio revelará até mesmo os icônicos anéis de Saturno.
Alinhamento planetário
O alinhamento de seis planetas será a observação mais esperada do ano. Apesar de depender das condições céu, como nebulosidade ou fumaça, não será necessário o uso de telescópio ou binóculos para notar o alinhamento de Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno.
Outra curiosidade será a ilusão de óptica de que as estrelas estarão enfileiradas, pois na realidade estão orbitando o sol ao longo da eclíptica – uma projeção celeste de trajetória no céu.
Como observar
- Escolha um local com pouca poluição luminosa.
- Direcione o olhar para longe da lua.
- Não é necessário usar telescópio ou binóculos, basta ter paciência e deixar seus olhos se adaptarem ao escuro.
Fonte:MM