EconomiaNotícias

Setor de bares e restaurantes de MS espera crescimento de 20% no fim de ano

Compartilhar:

Com a aproximação das festividades de fim de ano, bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul se preparam para aproveitar um dos momentos mais lucrativos do setor. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa é que o faturamento aumente cerca de 20% em dezembro em relação aos meses regulares.

Segundo o estudo, fatores como o pagamento do 13º salário, o aumento do fluxo de clientes impulsionado pelas férias escolares e as confraternizações de fim de ano são os principais motivos para o otimismo dos empresários do setor.

Para atender a essa demanda crescente, 40% dos empreendedores do segmento planejam reforçar suas equipes em dezembro. Em Mato Grosso do Sul, essa preparação conta com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), que promoveu o programa Qualifica Express para capacitar profissionais para atuar em bares e restaurantes. Entidades como o Senac MS e o Sebrae MS também oferecem suporte na qualificação de mão de obra para o setor.

A tendência de crescimento não é exclusiva do estado. Conforme a Abrasel Nacional, o cenário positivo se estende por todo o país. Paulo Solmucci, presidente-executivo da associação, destaca a importância dessa época para o equilíbrio financeiro dos estabelecimentos.

“Embora 62% dos bares e restaurantes ainda operem sem fazer lucro, o fim de ano traz a chance de reequilibrar as finanças e reduzir prejuízos acumulados. É uma época em que o esforço conjunto de empresários e equipes pode fazer toda a diferença para virar o jogo”, afirma Solmucci.

O setor de bares e restaurantes, um dos mais afetados pela pandemia, enxerga no período natalino e de Ano Novo uma oportunidade de retomar o crescimento e aquecer a economia local.

 

Fonte:EFMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo