DestaqueNotíciasTurismo

Prédios residenciais e hotéis de luxo começam a afundar em Miami

Compartilhar:

Uma pesquisa da Universidade de Miami divulgada na última 6ª feira (13.dez.2024) revelou que dezenas de condomínios residenciais e hotéis de luxo em Miami estão afundando com taxas “inesperadas”. Aproximadamente 70% das construções em Sunny Isles foram afetadas, incluindo propriedades avaliadas em milhões de dólares. Eis a íntegra do estudo (PDF – 6,24 mB).

“Quase todos os edifícios na costa estão afundando”, disse Falk Amelung, geofísico da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas, Atmosféricas e da Terra da Universidade de Miami e autor sênior do estudo, ao jornal estadunidense Miami Herald. “É muito”, completou.

De 2016 a 2023, 35 edifícios, nas áreas à beira-mar em Surfside, Bal Harbour, Miami Beach e Sunny Isles edifícios de luxo como o Surf Club Towers, Faena Hotel, Porsche Design Tower, Trump Tower III e Ritz-Carlton Residences, afundaram até 7,6 cm. Ainda não se tem informações sobre os impactos a longo prazo dos afundamentos.

O estudo combinou 222 imagens dos satélites europeus Sentinel-1, que voam a 700 quilômetros da superfície terrestre, e utilizou uma técnica chamada “dispersores de radar persistentes”, com elementos fixos em estruturas como varandas de edifícios, telhados e calçadões, como pontos de referência que refletem o sinal de volta para o satélite, para medir os deslocamentos.

Source: University of MiamiMap: Denise Hruby / Miami HeraldEmbed Download image

“Temos agora um método baseado em satélite para monitorizar a estabilidade do solo em arranha-céus costeiros, o que pode contribuir para a monitorização da segurança nesta área. Embora as descobertas nem sempre forneçam respostas definitivas, satélites de maior resolução estão disponíveis para análises mais aprofundadas. Os residentes e as autoridades devem ser informados sobre qualquer subsidência que ocorra nos seus edifícios e a taxa a que ocorre”, disse o coautor do estudo Antonio Nanni, professor de engenharia civil e arquitetônica da Faculdade de Engenharia da Universidade de Miami.

Ao investigar o que causa o afundamento desses edifícios, os pesquisadores apontaram que o subsolo de Miami é composto por calcário intercalado com camadas de areia. O estudo sugere que parte do problema decorre do deslocamento dos grãos nas camadas arenosas, um processo desencadeado pelo peso dos edifícios altos e pelas vibrações causadas durante a construção das fundações.

Os pesquisadores propõem ainda que o afundamento contínuo pode ser influenciado também pelos fluxos diários das marés e pela fissuração do calcário abaixo da superfície. Ainda, recomendam que as construtoras se esforcem para minimizar as vibrações da construção –fatores que contribuem para um afundamento gradual e contínuo do terreno ao longo do tempo.

“A subsidência é provavelmente uma combinação de vários mecanismos. Essas descobertas levantam questões adicionais que requerem uma investigação mais aprofundada”, disse o coautor do estudo Gregor Eberli, presidente do instituto de Geociências Robert N. Ginsburg, diretor do Laboratório de Sedimentologia Comparada e professor do Departamento de Geociências Marinhas.

Larisa Svechin, prefeita de Sunny Isles Beach, área onde mais de 20 edifícios foram afetados, afirmou que a prioridade “é a segurança de nossos residentes”. Segundo o jornal Miami Herald, ela disse não ter conhecimento de nenhum problema estrutural, mas que convocou uma reunião imediata com o gestor municipal após a divulgação do estudo. Svechin comentou ainda que todas as inspeções exigidas dos edifícios estão atualizadas e que “a lei também exige que os registros das inspeções sejam publicados on-line e compartilhados com os residentes”. …

Leia a lista completa de edifícios com afundamentos de 2016 a 2023: 

Regalia, Ocean II, Residences by Armani Casa, Ocean III, Marenas Beach Resort, Millennium Condominiums, Porsche Design Tower, Bentley Local de desenvolvimento de residências, Trump International Beach Resort, Aqualina Resort e Residences on the Beach, The Mansions at Aqualina, Pinnacle, Chateau Beach Residences, Double Tree Resort e Spa, Sole Mia, um resort de casa nobre, Florida Ocean Club, Condomínio Ocean Four, Residências Muse, Condomínios Jade Ocean, Condomínios Jade Beach, Condomínio Jade Signature, Condomínio Kings Point Imperial, Trump Tower III, The Ritz-Carlton Residences, Oceana Bal.

Fonte: poder360

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo