Os pequenos negócios foram os que mais contrataram no ano, em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Sebrae, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), de janeiro a outubro de 2024, 74% das vagas formais criadas estão nas MPE (Micro e Pequenas Empresas).
Entre janeiro e outubro de 2024, as micro e pequenas empresas (MPE) em Mato Grosso do Sul foram responsáveis por 74% das novas vagas formais, com um saldo total de 26.972 postos de trabalho. O setor de serviços liderou as contratações, seguido pelo comércio, indústria de transformação, construção e agropecuária. O diretor do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou a importância da diversificação econômica para a geração de empregos e enfatizou a necessidade de profissionais qualificados para atender à crescente demanda no mercado, tornando o momento propício tanto para a inserção no mercado de trabalho quanto para o empreendedorismo.
Entre demissões e contratações, o saldo foi de 26.972 postos de trabalho ao longo destes meses. Do total, 19.933 foram atribuídos às micro e pequenas empresas, enquanto as MGEs (Médias e Grandes Empresas) contribuíram com 5.996 vagas.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS e economista, Tito Estanqueiro, a diversificação das atividades econômicas acaba gerando mais empregos no Estado.
“O aglomerar da cadeia de outras atividades acontece e consequentemente dá impulso a uma forte geração de empregos que os pequenos negócios já têm’, destacou.
Ainda conforme Estanqueiro, o momento é favorável para quem deseja se inserir no mercado de trabalho ou empreender.
“Para todo esse avanço acontecer precisamos de profissionais qualificados para atender a demanda, seja da indústria, seja do setor de serviços ou até mesmo do comércio. É um momento muito rico para quem está fora do mercado de trabalho e que tem a oportunidade de se preparar através das diferentes ações voltadas ao empreendedorismo’, complementou.
Os setores que mais se destacaram nos pequenos negócios foram serviços, com 10.233 novos empregos; comércio, com 3.884; indústria de transformação, com 2.215; construção, com 2.070; e agropecuária, com 1.284.
Em relação somente as MPEs, se destacam Serviços de Engenharia, com 1.307 postos; Transporte Rodoviário de Carga, com 1.245, e Atividades de Apoio à Agricultura, com 637.
Fonte:AconteceMS