DestaqueMeio AmbienteNotícias

Na Abema, secretário de MS destaca protagonismo dos Estados na gestão e controle ambiental

Compartilhar:

Em pronunciamento durante a abertura da 118ª Reunião Ordinária da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, destacou o protagonismo dos Estados na busca por soluções para problemas ambientais. Liderar a pauta de sustentabilidade, em relação a outros temas igualmente importantes em discussão no País, faz da Abema um foro de destaque e amplia a relevância dos órgãos e entidades ambientais, pontuou Verruck.

    A 118ª Reunião Ordinária da Abema acontece nessa quinta-feira (28) em Campo Grande, com as presenças de secretários de Estado e dirigentes de órgãos ambientais estaduais de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Membros de outros Estados participaram da reunião remotamente pela transmissão em circuito fechado. Por Mato Grosso do Sul, participaram da reunião também o secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette e o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges.

    A presidente da Associação, secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso Mauren Lazzaretti, agradeceu a acolhida de Mato Grosso do Sul e disse que se sentia “em casa” e servia de “garota propaganda” do Estado. Após as atividades ordinárias, os membros da Abema foram convidados a conhecer alguns atrativos turísticos locais, como o Bioparque Pantanal, a Gruta do Lago Azul, em Bonito e o Rio da Prata, em Jardim. A visita acontecerá na sexta-feira e no sábado (29 e 30).

    Lazzaretti destacou a atuação intensa e posicionamentos relevantes da Abema frente às muitas pautas ambientais que dominam o debate político e econômico nacionais, afirmando que a entidade precisa se fortalecer cada vez mais para defender os interesses dos Estados e encaminhar uma agenda comum. Nesse sentido, a presidente enalteceu a importância de levar os encontros da entidade a todos os Estados. “Conhecer a realidade e o trabalho de cada um nos credencia a falar sobre o que somos e fazemos”, afirmou.

    Pauta

    A 118ª Reunião Ordinária da Abema começou às 9h e se estende até o fim da tarde dessa quinta-feira (28) com uma extensa agenda de discussões e tomada de decisões. Na pauta, temas como a Instrução Normativa nº 19 do Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) que trata do licenciamento ambiental; Programa Nacional de Manejo Florestal Comunitário e Familiar, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e as implicações advindas de decisões judiciais no contexto da ADPF 743 em tramitação no STF (Supremo Tribunal Federal).

    Outros assuntos na pauta são os relatórios dos GTs (Grupos de Trabalho) e da Câmara Técnica de Biodiversidade (CTBio), além da apresentação das atividades da empresa Ambipar, que tem forte atuação na coleta e destinação de embalagens e resíduos sólidos em várias cidades brasileiras.

    A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que reúne representante dos órgãos estaduais de meio ambiente dos 26 estados e do Distrito Federal. São membros da Abema os 26 secretários de Estado de Meio Ambiente e os dirigentes de 22 autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental nos Estados. De Mato Grosso do Sul, participam da Abema o secretário Jaime Verruck e o diretor presidente do Imasul, André Borges.

    Fonte: Semadesc

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo