Principal atrativo turístico de Mato Grosso do Sul, Bonito vai sediar a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI, no próximo ano, com o objetivo de compartilhar e implementar inovações no modelo de DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). Porém, como conciliar esse aperfeiçoamento em um município que está em 2158ª colocação no ranking nacional de qualidade de internet?
Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, é importante lembrar que os modelos de DTI não levam em consideração apenas o acesso à internet móvel e Bonito “vai muito bem, obrigado” em questões como governança, carbono neutro e promoção.
“Apesar de chamar uma tecnologia de destinos turísticos inteligentes, a parte da inteligência não perpassa somente pelo eixo de inovação. O DTI é um modelo internacional que começou na Espanha há quase 20 anos, com oito eixos. A tecnologia é um ponto importante, a gente já tem um trabalho de concessão do Estado junto com a Sonda, que tem a obrigação de contrato, que é ligar as 79 cidades na Infovia Digital de fibra óptica”, detalha o diretor.
Enquanto a fibra óptica não chega, a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, detalha que o uso de internet por satélites internacionais (Starlink) está sendo a solução, já que as empresas ainda levam em consideração a quantidade de moradores fixos e não o grande movimento rotativo de turistas.
Juliane Salvadori é secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Foto: Osmar Veiga)
“As operadoras sempre justificam que, por ser uma cidade muito pequenininha, o retorno de investimento seria muito longo. Então, eles sempre alegam essa questão com a gente. Mas hoje já está mudando bastante, porque até com a Starlink, já está tendo essa possibilidade de você acessar a internet em lugares remotos e em alta velocidade. Então, o que eu vejo é que com o passar dos anos isso tem melhorado muito e também estão surgindo outras possibilidades”, defendeu Juliane.
A implantação da Infovia Digital, uma rede de conectividade e tecnologia de ponta que ligará todo o Estado, teve início em 2023. O contrato firmado entre o governo e a empresa Sonda viabiliza a prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. São 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica instalados para interligar os 79 municípios sul-mato-grossenses.
Vindo da Espanha para promover o evento, o FIDI 2025, Marcelo Funes, também defende que a conectividade é fundamental, mas que a experiência personalizada ao turista precisa ser a maior preocupação e investimento.
Marcelo Funes, diretor de Inovação do Instituto Cidades do Futuro (Foto: Osmar Veiga)
“Com o perfil do turista, começa a entender quais são os comportamentos antes, durante e após a visita do turista no destino, e o destino pode oferecer soluções personalizadas de acordo com o interesse do turista. É importante a conectividade, é importante o software, é importante gerar dados, e tudo isso acompanhado de uma estratégia como o Plano de DTI”, opinou.
Eixos temáticos da FIDI 2025 – Anunciado nesta quarta-feira (27), no Bioparque Pantanal, e marcado para acontecer em Bonito no próximo ano, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes apresenta eixos temáticos para serem pilares fundamentais para construir destinos mais sustentáveis, acessíveis e inovadores.
São esses eixos a base sobre a qual devem ser promovidos o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades, otimizando a experiência do visitante e promovendo a colaboração entre os sectores público e privado.
Os tópicos destacados são: sustentabilidade social, inovação, mobilidade e transporte, promoção e marketing, sustentabilidade econômica, tecnologia de dados, cultura e criatividade, acessibilidade universal, governança e sustentabilidade ambiental.
Fonte: com informações CampoGrandeNews