O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização dedicada à saúde masculina, com foco principal na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.
Em 2023, o câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil, uma média de 47 por dia. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que 71.730 novos casos de câncer de próstata ocorram no Brasil entre 2023 e 2025.
A campanha busca informar e incentivar os homens a cuidarem de sua saúde e a realizarem exames preventivos, superando barreiras como o preconceito e a falta de informação sobre o tema.
Assim como outras condições de saúde, o câncer de próstata pode ter maiores chances de tratamento e cura quando detectado precocemente. Exames preventivos, como o toque retal e o exame de PSA (antígeno prostático específico), são rápidos e fundamentais, especialmente para homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, em casos com histórico familiar.
Uma pesquisa da farmacêutica Apsen em parceria com as seccionais da Sociedade Brasileira de Urologia no Rio de Janeiro e em São Paulo aponta que menos de 40% dos homens com mais de 50 anos realizaram exames de próstata no último ano. Os dados levantados apontam ainda que 36% dos entrevistados nunca realizaram toque retal, PSA ou ultrassonografia, exames que podem detectar nodulações e alterações no formato e consistência da próstata.
Em 2024, o Plano Brasil Saúde já realizou mais 389 exames PSA, superando os números de 2023. A healthtech ressalta que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e autocuidado e preparou algumas dicas essenciais para encorajar os homens a superarem o preconceito e ficarem atentos à prevenção contra o câncer de próstata. Confira!
- Mantenha uma alimentação balanceada: Adotar uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras ajuda a fortalecer o sistema imunológico e reduz o risco de câncer de próstata.
- Pratique atividades físicas: Os exercícios físicos ajudam a manter o peso adequado e a reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de próstata.
- Evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool: Fumar e consumir álcool em excesso aumentam o risco de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata.
- Realizar exames de rotina: Homens a partir dos 50 anos (ou dos 45, com histórico familiar de câncer de próstata) devem realizar exames preventivos anuais, como o PSA e o toque retal. Estes exames são rápidos e restritos para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.
- Fique atento aos sinais: Histórico familiar é um grande alerta, porém, sintomas do câncer de próstata devem sempre ser analisados. São eles:
- Dificuldade para iniciar e terminar jato urinário;
- Sensação de urgência para urinar;
- Dores ósseas no quadril, região pélvica e coluna;
- Sangue ou esperma na urina;
- Jato urinário fraco;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Caso identifique esses sintomas, procure por orientação médica.
Fonte: EmCasoCom