Você já parou para se perguntar como o crescimento de diferentes tipos de negócios pode afetar diretamente o meio ambiente? A cada passo que uma pequena, média ou grande empresa dá, a responsabilidade social e ambiental deve caminhar junto para garantir a sustentabilidade de toda uma sociedade.
Pensando nisso, uma iniciativa maranhense busca criar um elo entre o crescimento econômico e a responsabilidade ambiental por meio de soluções propostas por uma startup, liderada pela CEO, a bióloga e doutora em Biodiversidade e Conservação Vilena Silva.
Entre as possibilidades de atuação, a startup é focada em três frentes principais, atendendo empresas, instituições públicas e eventos, reforçando a importância de implementar processos de descarbonização nos mais diversos setores brasileiros.
No Maranhão, a bióloga ressalta o potencial para buscar diversos avanços na área. “Nosso estado tem um potencial gigante e precisa avançar na agenda de descarbonização. Pretendemos realizar parcerias com a indústria local e trabalhar na descarbonização de cadeias produtivas”, explica Vilena.
Iniciativa maranhense foi reconhecida nacionalmente
Em outubro deste ano, a startup maranhense se destacou entre 37 negócios ao receber um prêmio de inovação em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi premiada por apresentar inovações para o setor de turismo na cidade de Bonito-MS, conhecida como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo.
“Participar do Startup Challenge foi uma experiência desafiadora. Enfrentar a concorrência de 37 projetos de todo o Brasil exigiu que destacássemos nosso diferencial durante todo o processo. Um dos principais desafios foi mostrar como as nossas soluções de descarbonização poderiam integrar o trade turístico de Bonito”, conta a CEO da startup vencedora.
Com as inovações, é possível incentivar o turismo sustentável por meio de soluções como inventários de emissões de gases de efeito estufa e planos de redução e neutralização de carbono para as empresas atendidas.
“A vitória no Startup Challenge Turismo foi um marco importante, reafirmando a relevância de nossa atuação no mercado de sustentabilidade e descarbonização. Os próximos passos incluem expandir nossas operações e adaptar nossa tecnologia e serviços para atender destinos de ecoturismo em todo o Brasil”, pontua.
Como é feito o processo de descarbonização?
A descarbonização é um processo para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Esse processo é utilizado para combater as mudanças climáticas e é realizado em várias etapas. Iniciativas como a da bióloga maranhense Vilena resultam em uma aproximação do mercado com essa prática sustentável, reduzindo os impactos tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
“Planejamos fortalecer parcerias com órgãos públicos, organizações não governamentais e empresas do setor para criar uma rede de iniciativas sustentáveis que possam ser replicadas em diferentes estados, sempre mantendo a ciência e padrões reconhecidos como base de nosso trabalho”, afirma a pesquisadora e empreendedora.
Turismo sustentável
O turismo sustentável e carbono neutro busca minimizar o impacto ambiental das viagens e promover práticas que preservem o meio ambiente e beneficiem as comunidades locais. Nesse modelo, empresas e turistas adotam ações para reduzir e compensar as emissões de carbono geradas por transporte, hospedagem e atividades turísticas. Para isso, são utilizados:
- Energias renováveis
- Eficiência energética
- Projetos de reflorestamento
Além disso, o turismo sustentável envolve respeitar a cultura e a biodiversidade locais, valorizando o consumo consciente e as iniciativas de proteção ambiental. Esse tipo de turismo ajuda a preservar os destinos para as gerações futuras e sensibiliza os viajantes sobre a importância de um estilo de vida mais sustentável.
Fonte: Imigrante.com