Gabriel, assim, encerra um raríssimo jejum brasileiro na categoria. O país ficou sem pilotos titulares de 2018 a 2024, depois que Felipe Massa deixou o grid. No período, contou apenas com Pietro Fittipaldi, em 2020, que substituiu o então lesionado Romain Grosjean na Haas nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi.
“Além de simplesmente ser um membro, minha meta é crescer com esse ambicioso projeto e alcançar o pináculo do esporte a motor”, frisou. “Sou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe está me dando e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Os dois programas têm um histórico comprovado no desenvolvimento de jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, vamos escrever nossa própria história de sucesso”, encerrou.
Bortoleto vai formar dupla com Nico Hülkenberg, em uma mescla de experiência e juventude para o último ano da Sauber, mas especialmente para o início da caminhada da Audi na F1. O anúncio do brasileiro confirma automaticamente, também, que a equipe troca os dois pilotos de 2024: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, que formaram par nos últimos três anos, estão fora.
“Gabriel já demonstrou nas categorias menores que tem o que é necessário para ser um piloto vencedor”, avaliou Mattia Binotto, diretor de operações da Sauber. “Estamos muito satisfeitos por ele se tornar um membro da Sauber e da Audi”, comemorou.
“Liderado por Mattia, o projeto da Audi na Fórmula 1 está fazendo um excelente progresso em muitas áreas. A assinatura com um segundo piloto é outro marco”, avaliou Gernot Döllner, presidente da Sauber. “Estamos atualmente testemunhando uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao assinar com Gabriel Bortoleto, asseguramos um desses talentos de ponta. A contratação dele ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e comprometimento com a Fórmula 1”, acrescentou.
Pouco depois do anúncio, a McLaren também se manifestou confirmando a informação divulgada pelo GRANDE PRÊMIO na semana passada: a do fim da ligação com o piloto. “Tudo de melhor no futuro, Gabriel”, escreveu no antigo Twitter. “Gabriel Bortoleto será liberado do programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren no fim da temporada 2024 para perseguir uma nova oportunidade na carreira dele”, anunciou.
O jovem paulista chega à F1 com enorme cartaz e expectativa. Gabriel não apenas quebra o jejum do Brasil na categoria, mas tem resultados expressivos o bastante para causar impacto. Nome importantíssimo nos tempos de kart, foi quinto colocado na F4 Italiana de 2020, sexto na FRECA em 2022 e campeão da F3 2023, quando furou a fila de muita gente que tinha mais holofotes.
Agenciado por Fernando Alonso, Bortoleto, hoje com 20 anos, disputa firme o título da F2, tentando repetir o feito da F3 e ser campeão logo no ano de novato. Os principais rivais do brasileiro, que teve vitória incrível saindo de último para primeiro em Monza, são Isack Hadjar, Zane Maloney e Paul Aron.
Enquanto espera a chegada da Audi, que pode acontecer na parte de gestão do time já em 2025, a Sauber se arrasta no pelotão e padece. O time suíço, depois de 21 etapas, é o único zerado no ano e só tem um top-12 na temporada toda.
Fonte: Grande Prêmio