DestaqueInteressesMeio AmbienteTurismo
Projeto Água Vida realiza doação de ninhos para a preservação do papagaio-verdadeiro no Pantanal e Cerrado
O avanço das queimadas que devastaram áreas do Cerrado e do Pantanal nos últimos meses, impactando diretamente os habitats naturais de diversas espécies, motivou uma nova ação do Projeto Água Vida, liderada pelo fotógrafo e ambientalista Mario Barila. Em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil, Barila anunciou a doação de ninhos artificiais de papagaio para o Projeto Papagaio Verdadeiro, que atua na preservação da espécie Amazona aestiva, conhecida como papagaio-verdadeiro. Além dos ninhos para papagaios, Barila fornecerá ninhos também para araras – incluindo as espécies azul, canindé e vermelha – reforçando o compromisso com a biodiversidade local. A entrega dos ninhos está prevista para acontecer em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Os ninhos foram confeccionados pelo empresário Roberto de Chaves Fontes e doados ao Projeto Água Vida. Mario Barila, que fundou o projeto em 2014, lembra que o momento é muito oportuno, já que as aves estão em pleno período reprodutivo. Mas ressalta que a solução definitiva virá com o plantio de árvores que servirão de ninhos para as aves, por isso, está auxiliando também a implantar um viveiro para produzir essas mudas e distribuir pela região.
Compromisso com a conservação – A Fundação Neotrópica do Brasil é parceira na luta pela preservação dos ecossistemas do Mato Grosso do Sul, promovendo ações para proteger a biodiversidade da região. Suas iniciativas, como o monitoramento de ninhos artificiais, visam garantir a perpetuidade do papagaio-verdadeiro, fundamental para o equilíbrio ecológico na região por seu papel na dispersão de sementes e regeneração florestal. Infelizmente, a espécie não sofre apenas com a perda de habitat devido ao fogo, mas também pela ameaça constante de tráfico ilegal de filhotes, capturados para venda como animais de estimação, segundo a entidade.
O Projeto Papagaio Verdadeiro, que opera no monitoramento e preservação de ninhos da espécie, vê nesta doação de ninhos uma oportunidade de mitigar os impactos ambientais e promover a conscientização pública sobre a importância da preservação.
Sobre o Projeto Água Vida
Criado por Mario Barila, o Projeto Água Vida é um exemplo de engajamento ambiental e social, unindo arte e ativismo. Desde sua fundação, a iniciativa promove a educação ambiental e apoia ações de preservação com recursos provenientes da venda de fotos de Barila e doações de parceiros. Economista aposentado, Barila se aprofundou na fotografia com o renomado Araquém Alcântara e utilizou suas imagens para expor as ameaças enfrentadas pela natureza e pelas comunidades locais. Em seu trabalho, Barila documenta os desafios ambientais e a luta pela preservação de recursos necessários, como a água, reforçando a necessidade de ações sustentáveis para um futuro mais equilibrado .
Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mario Barila podem acessar https://mariobarila.com.br/ ou a página no Instagram/@barila.
Fonte: LilásComunicação