CidadeDestaqueNotícias

Chuva vai aliviar calor a partir desta quarta-feira em Mato Grosso do Sul

Compartilhar:

Chuva deve ‘abençoar’ todas as regiões de Mato Grosso do Sul a partir desta quarta-feira (9), após dias seguidos de calor e recorde nacional de altas temperaturas.

Com isso, a chuva promete aliviar o calor, melhorar a qualidade de respiração, limpar a atmosfera, aumentar a umidade relativa do ar e mudar a cor do céu de cinza para azul.

Alerta laranja e amarelo de tempestade para MS. Mapa: Inmet

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta amarelo (perigo potencial) de tempestade para as regiões sul, norte, central, leste e oeste de MS.

Isto significa que há previsão de 30 milímetros/hora ou 50 milímetros/dia, ventos intensos de 40-60 km/h e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Além disso, o Inmet divulgou alerta laranja (perigo) de tempestade para o extremo sul do Estado. Isto significa que há previsão de 60 milímetros/hora ou 50-100 milímetros/dia, ventos intensos de 60-100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A chuva fará a temperatura máxima cair de 40ºC para 32ºC e a mínima de 27ºC para 20ºC em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Isto significa que permanecerá calor, mas não tão calor como nos últimos dias.

Já choveu em alguns municípios do Estado, como São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim e Nova Andradina.

Para reportagem o meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS) afirmou que, após muito calor, baixa umidade e fumaça, a tão esperada chuva vem aí.

“A previsão indica que está ocorrendo uma mudança no tempo, principalmente os dias 9, 10 e 11 de outubro, devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica que está sobre o Paraguai na divisa com Mato Grosso do Sul. Devido a esse tempo muito quente, muito seco, muito tempo sem chuva em algumas regiões, podem ocorrer tempestades mais intensas com rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. Há indicativo de chuvas mais generalizadas, que há muito tempo a gente não vê esse apontamento dentro da previsão, e isso aí acaba sendo um alívio né para a população sul-mato-grossense que vem sofrendo com o tempo muito quente, muito seco e também muita fumaça”, explicou o meteorologista.

RECORDE NACIONAL

Mato Grosso do Sul foi o estado mais quente do Brasil pelo segundo dia consecutivo.

Municípios de Mato Grosso do Sul registraram as maiores temperaturas do País nesta segunda (7) e terça-feira (8).

Nhumirim (42,3ºC) e Corumbá (42,2ºC) foram as cidades mais calorosas do Brasil ontem (8) ocupando respectivamente o 1º e 2º lugar.

Já anteontem (7), Aquidauana (43,7ºC), Miranda (43,3ºC) e Porto Murtinho (42,9ºC) bateram recorde nacional de calor, ficando em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

RECOMENDAÇÃO

De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo seco requer cuidados aos sul mato-grossenses. Confira as recomendações:

  • Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
  • Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
  • Usar protetor solar
  • Beber muita água
  • Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
  • Não fazer refeições pesadas
  • proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
  • Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Em caso de chuva: usar guarda-chuvas; não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito; dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
  • Em caso de granizo: tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo