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Moda autoral sul-mato-grossense é destaque no EmpreendeFest

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Mais do que vestir uma roupa, um sapato ou um acessório, a moda pode ser uma forma de se expressar e, inclusive, de se posicionar. É com base nessa concepção que estilistas dedicam criatividade na criação de peças autênticas. Em busca de promover esse segmento da economia criativa, a programação do maior Festival de Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o EmpreendeFest, do Sebrae, contou com desfile com 15 marcas locais e, também, palestra da idealizadora da empresa de chapéus homônima, Malu Pires, de Rio Verde de Mato Grosso (MS) e atualmente sucesso nacional.

O desfile abriu a programação do segundo dia de EmpreendeFest, na tarde desta quinta-feira (3), no Bosque Expo, em Campo Grande. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz, a ação dentro de um evento com mais de 20 mil inscritos potencializa a produção local e dá visibilidade ao trabalho dos empreendedores da cadeia.

“Essa ação tem o intuito de fortalecer o compromisso do Sebrae com a Economia Criativa e moda local. Nós trouxemos para passarela marcas que são sul-mato-grossenses ou que, inclusive, que utilizam insumos do nosso estado na produção de forma sustentável, criativa e qualificada. São marcas que falam de inclusão, de diversidade e sustentabilidade em uma produção autoral. Elas merecem ser reconhecidas por todo o estado e merecem destaque como grandes empreendimentos”, pontua a analista.

Marcas Criativas

Dentre as marcas na passarela, de fio em fio, o glamour e a movimento são transmitidos nas peças de crochê da marca Eu H Handemade Clothing (@euh.handemade). Com uma produção para uso próprio, Hígor Delguingaro não imaginava que as roupas se tornariam sucesso de encomendas entre amigos e, posteriormente, um destaque da moda local.

“Sempre gostei de ter peças exclusivas, ousadas e com cores diferentes, e a minha missão é fazer um resgate do trabalho manual, mas com uma modelagem contemporânea, atualizando esse processo com fios mais requintados e com um padrão de pontos diferente”, explica Delguingaro sobre o conceito da marca.

Com outra proposta, a marca Maria Karaguatá (@mariakaraguata) se destacou por trazer acessórios de cerâmica como atração principal na composição do outfit das modelos. Maria Celina Piazza Recena, empresária e criadora, enfatiza que a intenção é disseminar o poder das joias e mostrar que não são apenas as roupas que importam.

“A missão é oferecer opções de acessórios peculiares que representem a personalidade de quem os escolhe e a expectativa de participar do evento é divulgar um conceito diferente em relação aos acessórios. Subverter a lógica de que devem se adequar a roupa e propor que, sendo obras de arte, são o foco principal. O EmpreendeFest com certeza vai ser algo para disseminar essa concepção”, explica a artesã.

E para desfilar com elegância, conforto e autenticidade, não poderia faltar uma marca de calçados. Diretamente de Três Lagoas, a marca Maya Rocha (@calcadosmayarocha) busca trazer opções de sapatos que transmitam a personalidade das mulheres que os calçam.

“Cada modelo é pensado para mulheres que sabem o que querem e que entendem que seu caminho é único. Por isso, criamos peças exclusivas, em quantidades limitadas, porque acreditamos que a verdadeira autenticidade está na singularidade. A Maya Rocha é para mulheres que querem deixar sua marca no mundo com cada passo. Além disso, a participação no EmpreendeFest representa uma oportunidade única de fortalecer nossa conexão com outras marcas e empreendedores que compartilham da mesma paixão por inovação, exclusividade e crescimento”, afirma o proprietário, Yann Mahudo Seth Fassinou.

Além dessas três das marcas, estiveram presentes no desfile: Rass Brasil, Touché, Inspiraê, Xuve, Why Not by Gugliatto, F.M, Roseli Budke, Roupável, Bocaiuva Moda Inclusiva, Kimonaria, A Moda da Bru e Tutti Costura Criativa.

Malu Pires foi destaque na programação sobre economia criativa. Crédito: Sebrae/MS

O nascer de uma marca criativa

Para criar uma marca, atualmente, a presença no mundo digital é essencial para crescer e vender. E um exemplo disso é a empreendedora Maria Luara Pires, destaque no EmpreendeFest com um painel sobre Marketing Digital. Do Pantanal para o mundo, a marca Malu Pires nasce em Rio Verde de Mato Grosso (MS), fruto do sonho da advogada apaixonada por moda e do uso de chapéu de palha. Com o apoio do parceiro André Luis, Malu deixou a profissão tradicional para seguir o sonho e passou a vender chapéus, inicialmente, na rede social Instagram.

Hoje, com uma loja digital, diversos desfiles e milhares de seguidores nas redes sociais, Malu Pires é uma marca vestida por grandes nomes, como Juliana Paes, Flavia Alessandra, Claudia Raia, Larissa Manoela, Carolina Dieckmann e até a família do craque brasileiro, Neymar. Segundo ela, investir no marketing digital, criar conexões e, especialmente, enfatizar as raízes e essência da marca com criatividade, foram pontos essenciais na caminhada da estilista de chapéus.
“Por meio do marketing digital, criou-se o poder de relacionamento com outras pessoas influentes, de se conectar e, assim, vender a sua marca, disseminar o seu conceito e entrar na vida das pessoas de fato. Isso, junto à essência da marca, a identidade do negócio, pode ser o caminho para o sucesso. A gente tem que estar sempre renovando, sempre por dentro da tecnologia e tentando aproveitar para o nosso negócio”, avalia Malu Pires.

A primeira-dama do estado de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, esteve presente no painel e enfatizou a importância do protagonismo do setor da moda como potencial na Economia Criativa. “Como admiradora de todo projeto que tem da Economia Criativa, eu fico muito feliz de estar aqui. O desfile e todos os estandes cheios de materiais criativos, uma coisa maravilhosa, que orgulha a gente. Aqui é uma oportunidade de conhecer o que o nosso estado tem de melhor”, enaltece.

Mônica Riedel, primeira-dama do estado de Mato Grosso do Sul, marcou presença no desfile do EmpreendeFest. Crédito: Sebrae/MS

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