Mato Grosso do Sul foi destino de 250 mil viagens domésticas em 2023, um aumento de 81% em relação a 2021, quando o estado atraiu 138 mil turistas. Os dados, divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, mostram o fortalecimento do setor no estado.
O turismo injetou cerca de R$ 361 mil na economia sul-mato-grossense, com os visitantes gastando em média R$ 1.445 por pernoite. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou os resultados: “Esses números confirmam a potência do turismo brasileiro. Estamos trabalhando para ampliar a conectividade aérea, facilitar o acesso a crédito para viagens e incentivar o turismo nacional”.
Com nova lei do turismo, aéreas terão acesso a fundo público
A maioria dos viajantes (36,8%) foi atraída por visitas a familiares ou eventos com amigos. O lazer foi o motivo de 31,5% das viagens, e 24,9% se deslocaram em busca de tratamento de saúde. Outros motivos representaram 6,9%.
Crescimento do turismo nacional e regional – No panorama nacional, foram registradas 21,1 milhões de viagens em 2023, 71,5% a mais que em 2021. O Sudeste liderou o número de deslocamentos, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. No Brasil, o lazer foi o principal motivo para viajar (38,7%), seguido por visitas familiares (33,1%) e negócios (14,3%).
A pesquisa também destacou que destinos de sol e praia foram os preferidos por 46,2% dos viajantes que buscaram lazer, enquanto 22% optaram por ecoturismo e aventura. O segmento de cultura e gastronomia também cresceu, sendo a escolha de 21,5% dos turistas.
Fonte:Acritica