InteressesNotíciasTurismo

Inspira Ecoturismo reúne especialistas em Bonito para discutir inovação no setor

Compartilhar:

A convite do Sebrae/MS, jornalistas do Grupo Hora estiveram presentes no início do evento. A abertura foi marcada pela palestra de B. Joseph Pine, especialista em inovação e gestão de experiências. Pine discutiu a “Economia Transformacional”, conceito que defende que empresas devem buscar não apenas oferecer produtos e serviços, mas proporcionar mudanças significativas aos clientes. “A transformação é quando você consegue ir além da experiência e oferecer algo tão significativo que é capaz de promover a transformação”, afirmou.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), destacou a relevância do evento no cenário nacional. “Estamos trazendo em primeira mão para Mato Grosso do Sul um tema que transcende o que é a experiência do turista. Como ele sai transformado e como podemos conduzir essa transformação dele, a partir da oferta de serviços e experiências únicas e incríveis”.

Wendling também ressaltou a importância do Inspira Ecoturismo para a economia de Bonito. “É um evento gerador de fluxo de turismo. E Bonito tem trabalhado cada vez mais um calendário de eventos esportivos, culturais e de negócios”.

Sylvio Trujillo, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito

 

De acordo com Sylvio Trujillo, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito, o setor tem crescido em média 20% ao ano no período pós-pandemia, impulsionado pela demanda por turismo de natureza. “O turismo em Bonito não para de crescer. No pós pandemia aconteceram marcos que transformaram a forma como ele operava. As pessoas passaram a buscar muito mais o turismo de natureza. […] E também tivemos que nos adaptar. Não conhecíamos alguns segmentos, como o Airbnb, que é muito novo para Bonito”.

 

Coletiva de Imprensa realizada antes do início do evento

Turismo sustentável em alta

Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional do ecoturismo: 83% das empresas no Estado atuam nesse segmento, responsável por 70,8% do faturamento do setor, segundo pesquisa de 2023 realizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo. A diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, frisou o papel de destaque do Estado no setor.

“Três estados lideram o número de pequenos negócios que vivem, faturam e desempenham o ecoturismo. Mato Grosso, Maranhão e Mato Grosso do Sul, com 83% das empresas pesquisadas destinadas ao ecoturismo. Nós temos oportunidades de discutir competitividade e sustentabilidade com esses pequenos negócios”, destacou.

A edição de 2023 do Inspira Ecoturismo contou com 1.700 participantes e gerou uma receita estimada em R$ 2 milhões. A expectativa é que, em 2024, o evento continue a consolidar Bonito como um dos principais polos de turismo sustentável no Brasil.

Texto: Beatriz Rieger

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo