Apesar do calorão, a chegada de uma nova frente fria deve amenizar as temperaturas. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esta situação meteorológica ocorre devido à ocorrência de uma onda de calor, favorecida pela atuação de uma massa de ar quente e seca. Por isso, é recomendável beber bastante líquido e umidificar os ambientes.
Portanto, as condições meteorológicas previstas de tempo quente e seco tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais. “Desta forma, aconselhamos que a população não ateie fogo em nenhuma situação”, explica a coordenadora do Cemtec, a meteorologista Valesca Fernandes.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que até quarta-feira o tempo firme predomina em todo o Estado, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica e que atua como um bloqueio, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o tempo quente e seco.
O período da tarde pode registrar baixíssimos índices de umidade do ar, entre 8% e 20%, enquanto o ideal estimado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. A recomendação é hidratar-se a todo momento e evitar desgaste físico e exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Entre quarta e quinta-feira há o avanço de uma nova frente fria que vai favorecer nas quedas de temperatura e, com menor possibilidade, ocorrência de chuvas nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado. Na sexta-feira, municípios destas regiões podem amanhecer com temperaturas próximas a 10ºC, mas no dia seguinte as máximas já devem passar dos 30ºC.
Fonte:CGN