NotíciasSaúde

Com risco de morte, Mato Grosso do Sul registrou umidade mínima recorde de 9%

Compartilhar:

O dia em Mato Grosso do Sul foi com aviso de grande perigo (vermelho) para baixa umidade. O Estado registrou 9% em Costa Rica, cidade distante a 326 km de Campo Grande. O aviso, que expirou às 16h, alertava para grande risco de incêndios florestais e à saúde, podendo levar a morte.

A temperatura máxima em Costa Rica foi de 35,6ºC. Outras cidades da região norte e leste tiveram umidade muito baixa. Chapadão do Sul e Paranaíba chegaram a ter 10%. Cassilândia e São Gabriel do Oeste tiveram 11% e 12%, respectivamente. Confira outros valores ao final da matéria.

Campo Grande teve temperatura máxima de 35ºC com índice mínimo de 14%. Em relação às temperaturas máximas, Paranaíba (36,9ºC), Coxim (36,8ºC), Sonora (36,7ºC) lideraram.

Para a terça-feira (3), Mato Grosso do Sul tem dois avisos meteorológicos. Um deles prevê umidade do ar entre 30% e 20%, válido a partir das 9h até 20h. O outro é de onda de calor prevendo temperatura com 5ºC acima da média por período de dois a três dias.

As mudanças bruscas nas condições climáticas podem enfraquecer o sistema imunológico, conforme explica a biomédica e professora da Estácio Campo Grande, Patrícia Pacheco. “Pessoas com asma ou alergias, por exemplo, podem sofrer exacerbações dos sintomas devido às variações na temperatura e umidade, que podem desencadear crises. A adaptação às temperaturas extremas pode causar estresse no corpo, o que pode suprimir temporariamente a função imunológica”.

Outro alerta da biomédica é em relação ao sono. “A temperatura ambiente afeta diretamente a qualidade do sono. Mudanças bruscas podem dificultar a adaptação do corpo, resultando em noites mal dormidas”, explica.

Para manter a imunidade forte e minimizar os impactos da variação considerável de temperatura, a professora explica que é importante manter uma alimentação balanceada, com consumo de frutas como laranja, acerola, por exemplo, que são ricas em vitaminas e minerais. A hidratação também é fundamental para manter o funcionamento adequado do corpo, inclusive por facilitar a eliminação de toxinas.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo