Desde o início da Campanha Eleitoral em Mato Grosso do Sul, permitida desde o dia 16 de agosto, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já registrou 233 denúncias por meio do ‘Pardal’, aplicativo que facilita a comunicação e teme como objetivo barrar práticas irregulares.
As cidades que aparecem com maior número de denúncias são Campo Grande (36), Nova Andradina (34) e Jardim (45) em mais de uma semana de campanha. As denúncias são direcionadas, em sua maioria, para candidatos ao cargo de prefeito (96 denúncias), as denúncias voltadas para candidatos à vice são apenas 3. Candidatos ao cargo de vereador são alvo de 92 denúncias e de coligações, 42.
ALCINÓPOLIS 1
APARECIDA DO TABOADO 2
AQUIDAUANA 1
BATAYPORÃ 13
BELA VISTA 3
BODOQUENA 20
BONITO 2
BRASILÂNDIA 3
CAMPO GRANDE 36
CORONEL SAPUCAIA 3
CORUMBÁ 7
COSTA RICA 5
DOURADOS 5
ITAQUIRAÍ 4
IVINHEMA 2
JARDIM 45
JATEÍ 2
LAGUNA CARAPÃ 1
MARACAJU 1
NAVIRAÍ 1
NOVA ANDRADINA 34
PEDRO GOMES 9
PONTA PORÃ 4
PORTO MURTINHO 1
RIBAS DO RIO PARDO 8
RIO BRILHANTE 1
SETE QUEDAS 2
SÃO GABRIEL DO OESTE 16
TRÊS LAGOAS 1
Denúncia
Durante os 45 dias que antecedem à votação, eleitores podem recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para denunciar partidos e políticos que cometerem propagandas irregulares.
A justiça eleitoral conta com um aplicativo que facilita essa comunicação para barrar a prática, o ‘Pardal’. Por lá, é possível fazer o encaminhamento ao juízo competente para a apuração de queixas. O aplicativo está disponível para download gratuito na loja de dispositivos móveis (Android e Apple).
Fonte: Mariane Chianezi / Midiamax