O calor e o tempo seco vão predominar em Mato Grosso do Sul nesta semana. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as temperaturas ficarão acima da média e podem chegar aos 42°C.
Além de calor intenso, são esperados valores muito baixos de umidade relativa do ar, que podem chegar a incríveis 8%.
Esse cenário meteorológico ocorre devido à ocorrência de uma onda de calor, que é favorecida pela atuação de uma massa de ar quente e seca.
Isso se deve a um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico e inibe a formação de nuvens.
Expectativa de frente fria
No entanto, há pequena chance de o calor dar uma leve amenizada entre a tarde e a noite de quarta (4) e quinta-feira (5).
O avanço de uma nova frente fria irá facilitar uma leve queda das temperaturas e, com menor probabilidade, favorecer a ocorrência de chuvas, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.
Com isso, na sexta-feira (6) há chance de ocorrer temperaturas abaixo de 10°C no sul do estado, como nas cidades de Ponta Porã e Amambai. Entretanto, essa frente fria passa rápido pelo estado e as temperaturas voltam a subir no final da semana.
Volta do calor
No sábado e no domingo, os termômetros devem registrar clima acima da média para o período, com valores que podem ficar entre os 38°C e 42°C.
Essas temperaturas devem atingir principalmente as regiões do Pantanal de Mato Grosso do Sul e sudoeste do estado, abrangendo os municípios de Porto Murtinho, Bela Vista Bodoquena e Bonito.
Em Campo Grande, nesta semana as mínimas devem ficar entre 16°C e 23°C, e máximas entre 33°C e 37°C.
Os ventos atuam do quadrante norte e giram para o quadrante oeste/sudoeste ao longo da quarta-feira, com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h no estado.
Recomendações
Essas condições extremas exigem cuidados dobrados da população. Devido ao calor e ao tempo seco, especialistas recomendam beber bastante líquido, principalmente água, e umidificar os ambientes.
Os olhos e a pele também exigem cuidados, com hidratação por meio de colírios para os olhos e cremes hidratantes para a pele.
Além disso, é importante lembrar que as condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico extremamente favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, a população não deve atear fogo sob hipótese alguma, em nenhuma situação.
Fonte:MM