Sem previsão de chuva, setembro será de altas temperaturas em MS
O mês de setembro será de altas temperaturas em todo Estado e sem previsão de chuva a curto prazo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) durante live da Operação Pantanal.
De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, as condições meteorológicas do próximo mês favorecem a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, principalmente, na região do Pantanal.
Antes de apresentar o prognóstico do próximo mês, a transmissão realizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul mostrou que desta quinta-feira até sábado (31) a previsão é de tempo firme com sol e variação de nebulosidade na região do Pantanal.
Em Corumbá, a 428 km de Campo Grande, as temperaturas seguem altas podendo atingir 38ºC, sendo que as mínimas devem variar entre 20ºC a 26ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 10 a 20%.
Dando ênfase em como será o tempo na região pantaneira, a coordenadora do Cemtec comentou que a partir de sábado deve ocorrer aumento da nebulosidade em Corumbá e Porto Murtinho. Essa condição somada à falta de probabilidade de chuva irá causar queda nas temperaturas.
Até segunda-feira (02), os termômetros devem registrar mínimas entre 14ºC a 20ºC e a máximas entre 25ºC a 34ºC. A umidade relativa do ar irá melhorar podendo chegar a 30%.
Altas temperaturas – De terça-feira (03) em diante o cenário muda e as temperaturas voltam a subir alcançando máxima de 40ºC na região, porém a previsão do Cemtec é que todo Estado registre altas temperaturas no próximo mês.
Ao que tudo indica, as temperaturas devem ficar acima da média histórica no Pantanal. A média histórica é de 20ºC a 26ºC, ou seja, no próximo mês os termômetros ultrapassam esse número.
Enquanto as temperaturas irão ficar acima da média, Valesca Fernandes explica que o mesmo não ocorre em relação à previsão da precipitação que irá ficar abaixo da média histórica.
“A média histórica varia entre 80 a 100 milímetros de precipitação para todo Estado e na região pantaneira varia entre 40 a 80 milímetros. Os modelos de previsão mostram que as chuvas devem ficar abaixo da média histórica em todo Estado”, afirma.
O período de altas temperaturas e sem chuvas, conforme a coordenadora do Cemtec, favorecem a propagação de incêndios florestais. Em MS, 79 municípios seguem com decreto de emergência devido aos incêndios.
Fonte:CGN