Nas eleições municipais de 2024, 237 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador utilizam nas urnas os nomes “Lula” ou “Bolsonaro”. São candidaturas de 25 partidos diferentes, espalhadas por quase todos os estados brasileiros.
O levantamento foi feito pela Globonews e g1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados até esta segunda-feira (26). No entanto, como as legendas podem pedir substituição de candidatos até 16 de setembro, as informações podem mudar.
Ao todo, 162 candidatos que utilizam o nome de Lula (PT), atual presidente da República. A maioria (153) concorre como vereador. Há seis tentando o cargo de prefeito, e três, o de vice-prefeito.
Com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), há 75 candidatos. A maioria (71) concorre como vereador. Há dois tentando o cargo de prefeito e dois, o de vice-prefeito.
Ao todo, 15 partidos têm candidatos com os nomes do atual presidente e do ex-presidente nas urnas neste ano:
- O União Brasil, por exemplo, tem três candidatos que utilizam o nome de Bolsonaro e sete que usam o nome de Lula.
- Também é o caso do Republicanos, que tem cinco candidatos utilizando o nome de Bolsonaro, além de nove o de Lula.
Candidatos com ‘Lula’ no nome de urna
Entre os 162 candidatos que utilizam o nome de Lula, 88% são homens, e 12%, mulheres.
Eles são de 24 partidos diferentes:
- A sigla com o maior número de candidaturas utilizando o nome do presidente é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 30 candidatos.
- Na sequência, o Partido Progressista (PP), com 17 candidatos, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 13.
- No Partido Liberal (PL), dez candidatos têm na urna o nome do atual presidente.
A região com mais “Lulas” é o Nordeste. O estado com o maior número de candidatos é a Bahia, com 35, seguido por Pernambuco, com 22.
Candidatos com ‘Bolsonaro’ no nome de urna
Dos 75 candidatos que utilizam o nome do ex-presidente, apenas sete têm realmente o sobrenome Bolsonaro no nome de registro.
Homens também são maioria dos candidatos que concorrem como “Bolsonaro” (72%).
- O PL tem o maior número de candidatos “Bolsonaro”: 39.
- Em seguida, vêm o Agir, com seis, e o Republicanos, com cinco.
Metade dos candidatos que usam “Bolsonaro” no nome de urna está na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que concentra 18 candidatos.
Queda dos ‘Bolsonaros’ e ‘Lulas’
Em 2020, 281 candidatos estiveram às urnas com “Lula” ou “Bolsonaro” nos seus nomes de urna. A diminuição de 16% de “Lulas” e “Bolsonaros”, acompanha o movimento de diminuição de candidaturas nas eleições deste ano: baixa de 19% em relação a 2020. É a primeira queda desde 2008.
Fonte:G1