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Golpistas usam a busca do Google para exibir números de atendimento falsos

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Números de telefones de serviços de atendimento ao cliente (SAC) falsos estão sendo exibidos em destaque nos resultados de pesquisa do Google, facilitando a aplicação de golpes, como alertou o The Washington Post na última semana. Em um dos casos, a vítima perdeu US$ 100 mil, o equivalente a R$ 548 mil pela cotação do dia.

Ao pesquisar o telefone do SAC de empresas como a companhia aérea Delta e a corretora de criptomoedas Coinbase nos Estados Unidos, por exemplo, o internauta pode se deparar com esses números fraudulentos exibidos no topo da página do buscador. Ligando para um deles, há chance de ter grandes prejuízos.

Número falso da central de atendimento da Coinbase exibido nos resultados do Google. (Imagem: The Washington Post/Reprodução)
Número falso da central de atendimento da Coinbase exibido nos resultados do Google. (Imagem: The Washington Post/Reprodução)Fonte:  The Washington Post/Reprodução 

Foi o que aconteceu com um cliente da exchange, persuadido a fornecer sua senha quando discou para o suposto SAC da Coinbase mostrado durante a pesquisa. Na ligação, o golpista disse que a sua conta precisava de uma atualização e acabou roubando parte dos seus ativos digitais e dólares.

Segundo a publicação, os cibercriminosos utilizam estratégias de otimização para que suas páginas fraudulentas apareçam nos principais resultados do Google. Além disso, podem se passar pelos proprietários das páginas autênticas e solicitar a alteração do número de telefone no banco de dados da big tech sem maiores dificuldades, como demonstrado em um experimento.

Como evitar esse golpe?

Pesquisar o número da central de atendimento da empresa diretamente no site ou app oficial é uma das formas de evitar se tornar vítima dos golpistas. Outras dicas são procurar o perfil da marca nas redes sociais e ficar atento a fontes estranhas e outros erros ao visitar supostas páginas oficiais.

Também é importante não fornecer senhas, números de cartões e outros dados sensíveis ao entrar em contato com SACs a partir de telefones encontrados nos buscadores. A solicitação de informações inapropriadas e a insistência são sinais de que algo pode estar errado, de acordo com o relatório.

À reportagem, o Google disse que analisa alguns pontos para decidir se as alterações enviadas ao serviço de listagem de empresas são verídicas, incluindo o histórico de sugestões dos usuários. Além disso, a gigante de Mountain afirmou que está trabalhando em melhorias para os perfis comerciais.

 

Fonte:TCM

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