Começa nesta quarta-feira (21), o FIB (Festival de Inverno de Bonito) com programação desde cedo e tendo como seu ponto alto o show de Alexandre Pires no primeiro dia. Assim como nos anos anteriores, a rede hoteleira espera lotação total durante o evento que, em 2024, a decoração do evento possui até onça feita com 15 mil tampinhas de garrafa pet.
Durante os cinco dias (de quarta-feira até domingo), música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa irão compor o festival que se espalha por Bonito. E, falando de estrutura, serão três palcos: palco futuro/Festival Bonitinho (localizado na Avenida Paulo VI, 50), palco Sol na Praça da Liberdade e palco Lua (que receberá os shows principais) na Rua Pilad Rebuá, em frente à Rádio Bonito FM, logo na entrada da cidade.
Produtor executivo e empresário, Igor Gramani Serra é o coordenador de toda a parte cenográfica de palco, ativações tecnológicas e arte sustentável do FIB. Sobre a decoração, ele explica que o intuito foi levar o que há de mais empolgante em tecnologia para eventos, “sempre homenageando e enaltecendo a fauna local”.
Entre os destaques, ele cita a onça, o tuiuiú e a piraputanga feitas com mais de 50 mil tampinhas de garrafa para compor os animais em diferentes formas. “A ideia é utilizar da arte, da cultura mostrando as possibilidades da reutilização de materiais, criando um ciclo de fidelidade ambiental que gere benefícios a todos”, descreve.
Sobre a expectativa e preparação para a programação, ele comenta que a rotina dos locais e os “encantos” da cidade do Interior são parte da magia. “Estamos em uma correria, mas a beleza e a tranquilidade das ruas tornam a produção um pouco mais saudável”.
Rede hoteleira
Assim como nas edições anteriores, a expectativa da rede hoteleira é de lotação completa com o decorrer da semana. Em plataformas de reservas, ainda há vagas disponíveis, mas quem trabalha com o ramo explica que a lógica é de que os quartos sejam preenchidos nos próximos dias.
Proprietário do Hotel da Praça, Vinícius Almeida Alves relata que todos seus quartos já foram preenchidos, mas que alguns hotéis realmente têm vagas, algo não usual durante esse período.
“Esse ano de fato está um pouco estranho com as reservas. Os meses começam meio devagar, até mesmo na alta temporada e começam a cair reservas de última hora. No festival, o setor de hotelaria esperava uma lotação bem mais antecipada, mas acabou que a maioria das reservas foram de última hora”.
Programação
Neste ano, o tema do festival é “Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra” e durante os quatro dias de programação haverá a união entre música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa. Clique aqui para conferir toda a programação detalhada.
Ao todo, são três palcos em diferentes pontos da cidade e, por isso, é importante se atentar para não parar no local errado. Além das apresentações artísticas, o FIB também conta com oficinas de arte, cultura, turismo ecológico e empreendedorismo.
Durante os quatro dias, as atividades ocorrem o tempo todo e, por isso, uma das formas de escolher o que aproveitar é pensar nos destaques. Os shows musicais nacionais e internacional serão sempre no Palco Lua.
Fonte:CGN