Governos de MS e MT oficializam parceria para preservar o Pantanal
Os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso oficializaram o acordo de cooperação para preservação do Pantanal. Anunciado em abril deste ano, o convênio foi assinado semana passada e publicado nesta terça-feira (20) no Diário do Estado.
Com vigência de cinco anos, o acordo tem como finalidade desenvolver um plano integrado de prevenção, preparação, resposta e responsabilização a incêndios florestais que atingem o bioma. A cooperação entre os estados também prevê o monitoramento da fauna que tem o Pantanal como habitat natural.
A preservação do bioma inclui uma legislação em comum sobre o uso de recursos naturais por parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ambos os governos devem colaborar com o incentivo da produção sustentável na região e o fomento ao turismo.
O termo de cooperação foi assinado no dia 13 deste mês pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck e o Secretário de Estado e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.
Pelo Mato Grosso assinaram o governador Mauro Mendes (DEM), a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti e a secretário de Estado de Segurança Pública César Augusto de Camargo Roveri.
União – Em abril deste ano, os governadores de MS e MT participaram do 1º Seminário Técnico-Científico das Causas e Consequências do Desmatamento e Queimadas no Pantanal. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva compareceu na agenda e declarou total apoio às iniciativas tomadas na ação conjunta.
Na ocasião, o governador Eduardo Riedel declarou que a união dos estados é vital para potencializar as ações. . “Mato Grosso do Sul sozinho não consegue enfrentar esse desafio”, alertou Riedel, salientando que é preciso criar uma “cultura protecionista” e uma ação permanente pelo Pantanal.
Fonte:CGN