O Google ameaçou romper a relação com influenciadores se eles preferissem qualquer outro celular senão um Pixel. Se o criador aparentemente gosta de algum aparelho concorrente, a empresa considera encerrar a colaboração.
A cláusula é parte do formulário para cadastramento de novos membros no “Time Pixel”, conforme apurou o site The Verge. “Ao optar por esse programa, você está ciente de que deve apresentar o Google Pixel no lugar de qualquer outro celular concorrente”, informou a empresa.
“Observe que se for notada preferência por outra marca além do Pixel, teremos que encerrar a relação entre a empresa e o criador”, completou o Google na seção.
Abaixo, o criador de conteúdo tem duas opções: “Sim, eu estou ciente e concordo” ou “Não, eu não concordo”.
De acordo com a gerente de comunicações do Google, Kayla Geier, o “Time Pixel” é um programa de parceria específico, separado dos programas para imprensa ou analistas de produtos. A proposta dessa iniciativa seria conceder o aparelho para criadores de conteúdo de outras áreas.
Contudo, ela admitiu ao The Verge que a nova linguagem falhou e o formulário foi retirado. Atualmente, o formulário não está mais disponível para preenchimento.
Ainda que o Time Pixel seja uma iniciativa específica para criadores de conteúdo, o aviso gerou certa confusão na internet, também pegando analistas de produtos de surpresa. Alguns criadores acreditaram que a regra se aplicava a todas as relações, não somente influenciadores “comuns”.
Time Pixel não é controlado pelo Google
O programa Time Pixel é gerenciado por uma agência de relações públicas chamada 1000heads, não pelo Google. Portanto, a filosofia de cada iniciativa varia, e o Google não é responsável pelas normas do programa “Time Pixel”.
A confusão também atingiu analistas de conteúdo, de certa forma. O youtuber Marques Brownlee, do canal MKBHD, usou seu perfil no X (ex-Twitter) para esclarecer que não faz parte do programa.
Ele explica que a plataforma é uma solução interessante para garantir mais visibilidade para os celulares da marca Pixel. O criador de conteúdo recebe o celular topo de linha mais cedo, enquanto o Google tem divulgação positiva e exclusiva no canal.
O Time Pixel serviu como porta de entrada para analistas de produtos, e o novo formulário estremeceu a sua confiança na marca. Nas redes sociais, alguns youtubers anunciaram a saída da iniciativa.
Fonte:TCN