O frio já é passado e agora o sul-mato-grossense se prepara para enfrentar nova onda de calor. O Estado pode registrar máxima de 39ºC nesta quinta-feira.
De acordo com o Climatempo, a umidade relativa do ar voltará a atingir baixos índices podendo trazer prejuízos à saúde. A recomendação é sempre hidratar-se e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia. O tempo quente e seco deve permanecer, pelo menos, até o dia 22 deste mês.
O órgão meteorológico explica que uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares a das últimas ondas de calor, e que este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.
Bonito tem céu com algumas nuvens e registra 20ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima para hoje e sexta-feira é de 35ºC. O calor aumenta no fim de semana quando a máxima pode atingir os 37ºC, cenário que não deve mudar nos dias seguintes.
A região pantaneira deve enfrentar calor ainda mais forte. As máximas desta quinta-feira são de 38ºC em Corumbá, Aquidauanense e Porto Murtinho, e 39ºC em Coxim.
Quem mora na região sul do Estado também deve ser afetado pelas altas temperaturas. Ponta Porã e Naviraí têm máxima de 33ºC, e Dourados e Ivinhema de 34ºC.
Outras máximas para esta quarta-feira são de 37ºC em Água Clara, 36ºC em Três Lagoas, Paranaíba, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Maracaju, 35ºC em Bonito e Nova Alvorada do Sul, 34ºC em Nova Andradina, e 33ºC em Bataguassu.
MS em alerta amarelo para baixa umidade do ar (Arte: Inmet)