Mato Grosso do Sul pode ter clima de deserto em todos os municípios
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de baixa umidade para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul durante o fim da tarde desta terça-feira (13). Conforme o aviso, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% a 30% até a tarde de amanhã.
Segundo dados da estação automática do clima, instalada no Aeroporto Internacional, a capital sul-mato-grossense registrou 15% de água em forma de vapor dispersa pelo ar, como o encontrado em desertos no continente africano. Cairo, capital do Egito, teve umidade em 12% no mesmo período analisado.
O índice baixo é preocupante, uma vez que a baixa propagação de umidade pode gerar riscos à saúde e incêndios florestais. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.
Diante das condições climáticas, a orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Prognóstico do clima, provido pelo meteorologista Natálio Abrahão, aponta temperaturas próximas aos 40ºC a partir desta quinta-feira (15). Este é o caso de Sonora, município a 362 quilômetros da Capital.
Na explicação do especialista em tempo, os termômetros sobem gradualmente e não chove nos próximos dez dias. No decorrer do mês, as máximas devem subir muito na capital sul-mato-grossense atingindo os 36ºC. A umidade relativa do ar vai cair, registrando índices de 12%. As rajadas de ventos ficarão moderadas pela manhã e pela tarde, a poeira, a fumaça e a fuligem tomam conta do ar.
Fonte:CGN