O Hemosul de Campo Grande divulgou um alerta e convocação de doadores, principalmente do tipo O- e O+, diante do estoque crítico nesta segunda-feira (12).
Em nota, a gerência informou que o estoque está em situação de emergência, com 9% de bolsas da tipagem O+ e 24% de O-. “O sangue O positivo é o mais comum que existe e por isso mesmo é o que mais sai para transfusão. Nosso estoque estratégico necessário é de 245 bolsas e estamos apenas com 21 hoje. Precisamos de uma reação da população urgente”.
No plantão do último sábado (10), as baixas temperaturas afastaram doadores. Geralmente, há cerca de 150 bolsas doadas, entretanto, apenas 50 foram arrecadadas no dia.
Como doar?
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe, ou responsável legal. A primeira doação é até os 60 anos, é preciso ter 51 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade, então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços:
- Hemosul Coordenador – Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e sábado: 7h às 12h; todo 1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h.
- Hemosul HRMS – Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho, atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h
- Hemosul Santa Casa – Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro, sexta-feira, das 7h às 12h
Fonte:MM