Com as conquistas da medalha de prata no futebol feminino e a medalha de bronze no vôlei feminino, ambas ocorridas neste sábado (10), o Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A delegação brasileira conquistou ao todo 20 medalhas, sendo 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze, e alcançou o segundo melhor resultado em Olimpíadas da história.
O lugar mais alto do pódio foi ocupado apenas por mulheres. A judoca Bia Souza garantiu o primeiro ouro brasileiro ao vencer a luta contra a israelense Raz Hershko, com um waza-ari, no dia 2 de agosto. A segunda medalha de ouro foi da ginasta Rebeca Andrade na final do solo na segunda-feira (5). Já a dupla do vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda venceu a dupla canadense por 2 sets a 1 em jogo realizado na sexta-feira (9).
O Brasil conquistou medalhas inéditas como a prata de Caio Bonfim, na marcha atlética de 20 quilômetros. Ele subiu ao pódio ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 1h19m09s. Na canoagem o Brasil também alcançou o segundo lugar na prova do C1 1000 metros com o atleta Isaquias Queiroz.
O judoca Willian Lima foi o primeiro medalhista brasileiro nesta edição dos jogos, após perder a luta para o japonês Hifumi Abe no dia 28 de julho.
As mulheres também foram medalha de prata no surfe, futebol feminino e ginástica. A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb ficou com a medalha de prata após pontuar 10,33, em Teahupoo, no Taiti. Depois de vencer a Espanha e ir para a final no futebol feminino, o time brasileiro perdeu para os Estados Unidos e terminou a competição em segundo lugar.
A ginasta Rebeca Andrade conquistou mais duas medalhas de prata, no individual geral e no salto feminino. Ela ainda foi bronze na prova geral por equipes e aos 25 anos se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil em toda a história das Olimpíadas.
Já a judoca Larissa Pimenta ficou com a medalha de bronze ao derrotar a italiana campeã mundial Odette Giuffrida na categoria até 52 kg. No skate street, Rayssa Leal ficou com a medalha de bronze, e o atleta Augusto Akio, conhecido como Japinha, também garantiu o terceiro lugar no skate park.
O atleta Alison dos Santos, conhecido como “Piu”, conquistou a medalha de bronze na prova de 400 metros com barreiras no atletismo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele fez um tempo de 47,26 segundos. O Brasil ainda foi bronze no boxe feminino, com a atleta Bia Ferreira, o surfista Gabriel Medina e o lutador de taekwondo, Edival Pontes. O terceiro lugar no pódio também foi alcançado pela equipe de vôlei feminina e a equipe mista de judô.
O melhor desempenho do Brasil em Jogos Olímpicos foi alcançado em Tóquio, no ano de 2021. Em solo japonês, a delegação brasileira conquistou 21 medalhas, sendo sete de ouro e terminou os jogos em 12° lugar, a melhor posição no quadro geral. Também foi a edição com o maior número de modalidades diferentes subindo ao pódio, 13 no total.
Fonte:CGN