Mato Grosso do Sul marca presença durante os quatro dias do 8° Salão Nacional do Turismo. As cinco regiões do Brasil promovem suas belezas naturais, culturais e históricas até domingo (11). O Estado ainda leva turismo, gastronomia, agricultura familiar, conhecimento e dança.
“O Salão de Turismo é um evento bem importante, principalmente pelo ponto de vista da política nacional de regionalização. Como é um evento para público final, vamos ter a oportunidade de mostrar nossos produtos para quem estiver no Rio de janeiro e for visitar o evento nesses quatro dias”.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul
As ativações acontecem, em sua maioria, no espaço denominado “Vitrine Brasil”, área dedicada para artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e outros vários produtos nacionais. Haverá ainda shows de cantores nacionais, que embalarão o evento e movimentarão o público com muita música.
Um destaques de MS será uma apresentação de dança sobre o Pantanal e suas lendas indígenas, além de cortejo muito animado dentro da exposição sobre o “Arraial do Banho de São João em Corumbá”.
Programação
8 a 11 de agosto
Estande Mato Grosso do Sul – Espaço Centro-Oeste – 12h às 20h
Mato Grosso do Sul tem um estande para expor seus destinos turísticos, decorado com imagens do Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e Cerrado Pantanal e contará com a presença do trade sul-mato-grossense para atendimento.
E hoje (10), haverá ainda um cooking show com o chef Marcílio Galeano que irá fazer degustação de caldo de piranha, paçoca de sol com banana da terra e espuma de queijo Nicola, ceviche de pintado e um delicioso doce de leite do Rio da Prata.
8 a 10 de agosto
Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa – 12h às 20h – Mato Grosso do Sul: Arraial do
Banho de São João em Corumbá
(Maior festa junina do Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.
Vitrine Brasil – Espaço Armazém da Agricultura Familiar
Espaço para apresentação de produção da agricultura familiar brasileira, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Produtos de Mato Grosso do Sul em exposição e para comercialização.
10 de agosto (sábado)
Vitrine Brasil – Espaço Gastronomia (Cozinha Show) – 12h30 às 13h15
* Caldo de Piranha: apresentação do prato regional de MS, em parceria com o
Senac.
Palco Manifestações Culturais – 13h00 às 13h30
Espetáculo de dança “Guadakan”, com os bailarinos da Cia. de Dança do Pantanal.
Este espetáculo foi concebido a partir de um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira do Brasil com a Bolívia.
Vitrine Brasil – Espaço Brasil em Festa – 16h
Os bailarinos da Cia. de dança do Pantanal farão uma grande festa: farão um cortejo com os andores que levam o Santo para tomar banho no Rio Paraguai durante a noite de São João e vão dançar o caruru e o siriri para mostrar um pouquinho da maior festa junina do Centro-Oeste.
Fonte:Panrotas