Mais vulneráveis, filhotes estão entre as principais vítimas do fogo que se espalha rápido pelo Pantanal sul-mato-grossense. Nesta segunda-feira (5), foto de duas “oncinhas-pintadas” que foram encontrados carbonizadas na Fazenda Entre Rios viralizou e a PMA (Polícia Militar Ambiental) divulgou o resgate anta filhote que foi encontrada sozinha e com as patinhas queimadas em área onde chamas atingiram vegetação em Aquidauana.
O animal foi encontrado por proprietário rural da região, que acionou a PMA. Após o resgate, o animal foi levado para o Raras (Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres), em Bonito.
Também no fim de semana, a PMA resgatou um tamanduá-bandeira vítima de queimaduras ocasionadas por incêndio em vegetação. O animal também foi levado ao centro de reabilitação de Bonito, para que pudesse receber os cuidados médicos-veterinários, mas não sobreviveu.
“Essas situações ressaltam a gravidade dos incêndios e a necessidade de esforços contínuos para preservar a biodiversidade da região. As ações de resgate e reabilitação são cruciais para minimizar os danos à fauna e garantir a sobrevivência de espécies afetadas”, informou a PMA em nota.
Fonte:CGN