Com total de R$ 183.781, onze contratos foram publicados na edição desta segunda-feira (dia 29) no Diário Oficial do Estado para proteção dos rios cênicos nas bacias hidrográficas dos rios Betione, Formoso, da Prata e Salobra.
O PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) prevê a realização de ações de conservação de remanescentes florestais e demais formas de vegetação do Cerrado, restauração ecológica e conversão produtiva. Os contratos são assinados pelo titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Elias Verruck, e os proprietários das áreas.
Os valores serão pagos em duas parcelas e os contratos têm validade de 24 meses (dois anos). Os recursos são do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados).
No mês de abril, a secretaria anunciou investimento de R$ 1,1 milhão na região hidrográfica que reúne os cursos de água de beleza cênica. As ações serão de combate à erosão e adequação de 30 quilômetros de estrada
As medidas para conservação ficarão a cargo do Instituto Taquari Vivo. O instituto vai implantar 80 quilômetros de terraços nas propriedades (para combate à erosão) e adequar as estradas vicinais. Será utilizada a patrulha ambiental adquirida em 2022 com recursos da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e composta por uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um trator, um terraceador e quatro caminhões.
Fonte:CGN