NotíciasTecnologia

Candidatos estão usando IA até em entrevistas de emprego: trapaça ou é válido?

Compartilhar:

As novas ferramentas com inteligência artificial estão mudando a dinâmica de processos seletivos para vagas de emprego. Os candidatos aproveitam as funções de conversação para elaborar respostas perfeitas, dando um novo significado para o que ficou conhecido no mercado como “Proxy Interview” (“Entrevista por proxy”, em tradução livre).

Uma recente reportagem do site Business Insider mostra que as ferramentas de IA estão presentes não só na elaboração de currículos e cartas de apresentação, como também durante entrevistas, auxiliando candidatos em tempo real durante as reuniões com recrutadores. Os assistentes virtuais conseguem compreender o conteúdo falado e elaboram réplicas mais apropriadas para a ocasião.

método dá um novo significado para as conhecidas “entrevistas por proxy”, serviço que consiste no apoio de uma terceira pessoa para ajudar em entrevistas. As ferramentas com IA facilitam o trabalho para o participante intermediário, ou dispensam totalmente a necessidade de um apoio humano.

Existem várias ferramentas com IA com a capacidade de ajudar em processos seletivos, mas que não foram construídas exatamente para isso. Uma delas é o Otter.ai, um recurso de transcrição automática de diálogos que, segundo pessoas entrevistadas pelo BI, permite que o auxiliar de entrevista entenda e responda perguntas de recrutadores com agilidade.

Assistentes com IA para entrevistas

Há soluções com IA que fazem todo o trabalho sozinho, porém. O Business Insider descobriu o app “tech-int-cheat” no GitHub que, graças ao ChatGPT, consegue compreender falas de recrutadores e oferecer sugestões de respostas para questionamentos ao vivo.

Outro exemplo de produto da categoria que chegou ao mercado é o Copilot da Final Round — e não confunda com o Copilot da Microsoft. A ferramenta promete ajudar entrevistados a gabaritar perguntas mais técnicas durante entrevistas, tudo isso de forma quase instantânea.

Segundo o site oficial da Final Round, o Copilot já esteve presente em mais de 1,2 milhões de entrevistas. A empresa menciona que a ferramenta ajudou 578 mil pessoas a conquistarem o emprego dos sonhos nos últimos 30 dias.

A página oficial da empresa lista vários relatos de supostos usuários que, com a ajuda do Copilot, conseguiram a desejada vaga. Os candidatos listados incluem atuais empregados de grandes companhias, como Microsoft, Amazon e Apple.

No final, a reportagem do Business Insider ilumina o debate: o uso de IA em processos seletivos é uma forma de trapaça?

 

Fonte:TCM

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo