A grande e forte massa de ar seco que atua sobre a maioria das áreas do Brasil derrubou os índices de umidade do ar em todo Mato Grosso do Sul. Trinta e seis cidades localizadas na região leste, sudoeste e centro norte terão a umidade relativa do ar pode chegar a 20%, com risco potencial de incêndios florestais, à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta, podendo o índice varia de 20 a 30%. O comunicado vale das 11h às 19h, com perigo potencial de risco à saúde e incêndios florestais.
Campo Grande está entre as cidades sob alerta, sendo que neste momento a un=midade está em 36% e faz 26ºC.
Além da capital, forma a lista os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Taquarussu e Três Lagoas.
Ar seco preocupa população
Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Com a baixa umidade, a recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; e para ingerir muito líquido, para evitar desidratação.
O ar seco é preocupante, já que no inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. O ideal, de acordo com a OMS, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20 e 30%, as regiões entram em atenção.
Orientação
Com a umidade relativa do ar baixa e em grau de perigo, o Inmet e a Defesa Civil listam alguns cuidados que os moradores devem adotar. As recomendações são:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas não são recomendadas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte:EFMS