Após floração do ipê-rosa, é a vez do verde colorir ruas e avenidas de Campo Grande. Embora seja incomum, é possível avistar a planta em alguns pontos da Capital.
As flores do ipê-verde confundem, pois se camuflam, já que possuem a mesma cor e parecem folhas. A primeira cor do ano a florir é a rosa (junho/julho), a segunda o verde (julho), a terceira o amarelo (julho/agosto) e o quarto e último é o branco (agosto/setembro).
Símbolo da flora sul-mato-grossense, a árvore é comum nas estações de outono e inverno, entre os meses de junho e setembro.
A equipe de reportagem flagrou, na manhã desta quarta-feira (3), ipês verdes na Praça Jatobá, localizada no Bairro Rita Vieira, rodeada pelas ruas Etelca Aguiar, Ana Brasília, Josué Pereira Ferreira e Dolíria Dias, em Campo Grande.
Também flagrou ipês rosas nas avenidas Afonso Pena, Gury Marques, Mato Grosso, entre outras.
Campo Grande recebe o slogam e é conhecida como “Capital dos Ipês” pois a gestão municipal, no fim nos anos 90 e início dos anos 2000, plantou cinco mil mudas de ipês nas saídas da cidade, canteiros centrais das avenidas e parques.
IPÊ
O ipê é uma árvore do gênero Handroanthus, Tabebuia e Cybistax e da família Bignoniaceae. É comum florescer na estação de inverno.
Possui altura que varia de 5 a 20 metros, carregadas de flores coloridas e desprovidas de folhas. Em boas condições, pode passar de 100 anos de vida com facilidade.
Suas características são:
- Cascas rugosas
- Folhas substituídas por flores coloridas na estação de inverno
- Deciduidade de folhas, que é quando as folhas caem na estação seca
- Folhas palmadas, que são folhas em forma de uma mão aberta
Chama a atenção porque as folhas são totalmente substituídas por flores, em cachos, na maioria de suas espécies durante a estação de seca.
Por causa de sua beleza, atraem insetos e vertebrados como abelhas e pássaros, especialmente beija-flores que tem papel fundamental na polinização.
As cores mais comuns do ipê em Campo Grande são rosa, amarelo e branco. Também existe a cor verde, incomum na Capital. Além desses, existe o falso ipê, que é o lilás, do gênero Jacaranda.
Existem três espécies de Ipê rosa, quatro do amarelo, uma do branco e uma do verde em Campo Grande.
Ao Correio do Estado, o biólogo Pedro Isaac Vanderlei de Souza afirmou que os Ipês são predominantes em todo o país, com ocorrência na Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Cerrado e em alguns países da América do Sul.
“A mais comum de rosa é Handroanthus impetiginosus. De amarelo a gente tem bastante Handroanthus ochraceus, que é o ipê amarelo do cerrado, e Tabebuia aurea, que é o ipê amarelo do Pantanal ou paratudo, além de Handroanthus chrysotricha, que é aquele ipê amarelo pequeninho. O branco é Tabebuia roseoalba e o verde é Cybistax antisyphilitica”, explicou Pedro.
O próximo a florescer será o da cor amarela, já nos próximos dias.
Fonte:CE