InteressesMeio AmbienteNotícias

Área queimada do Pantanal pode exceder 2 milhões de hectares até o fim do ano

Compartilhar:

A probabilidade da área queimada do Pantanal ultrapassar dois milhões de hectares até o final de 2024 é de 80%, o que equivale a 17 vezes a cidade do Rio de Janeiro.  A informação consta em estudo do  Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia), vinculado a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que foi divulgado nesta semana.

Segundo Ministério do Meio Ambiente, o bioma pantaneiro tem extensão aproximada de 15 milhões de hectares, ou seja, se concretizada a previsão do Lasa, 13% do Pantanal pode ser devastado pela chamas.

O prognóstico foi feito com base nos dados do CDSR (Cumulativo Diário Gravidade Avaliação) entre 13 de março a 19 de junho. Comparado com as probabilidades de excedência entre 2003 a 2023, os pesquisadores também apontam que 2024 ‘Ultrapassa todos sistemas registrados’.

O estudo também traz as previsões sazonais para o próximo trimestre do ano. ‘Esperam-se temperaturas acima da média e precipitação abaixo do normal’, diz o texto. Além disso é mencionado que o outro fenômeno natural pode contribuir com a seca na região.

Estimativa da área queimada ultrapassar dois milhões em relatório do Lasa.

“Como condições de ‘O Niña’ pode se desenvolver de julho a setembro (com 65% de probabilidade) e persistir durante ó verão (2024-25). Tais condições podem favorecer a ocorrência de seca, ondas de calorias e incêndio’, consta no material.

Conforme os dados do Lasa, a área queimada em 2024 já alcançou 627 mil hectares no Pantanal, superando o mesmo período de 2020 quando foram 258 mil hectares. De 1º de janeiro a 22 de junho, a área queimada de 541.575 hectares do Pantanal equivalente a cinco vezes o tamanho de Campo Grande.

Nesta quarta-feira (26), equipes de brigadistas seguem combatendo os incêndios no Pantanal sul-mato-Grossense.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo