O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou os números de umidade do ar dos últimos dias e Mato Grosso do Sul apresentou melhora no quesito. Cidades que chegaram a indicar índices menores que 25%, registraram nesta terça-feira (25) uma melhora significativa.
Coxim, São Gabriel do Oeste, Bataguassu, Campo Grande, Nhumirim e Porto Murtinho, que nos dias 08 e 17 de junho apresentaram umidade no Estado de Atenção (20% a 30%), registraram 30%, 32%, 32%, 35%, 50% e 73%, respectivamente, nesta terça.
Mesmo com algumas cidades ainda abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que diz que uma boa umidade relativa do ar para o ser humano viver está entre os 40 e 70%, essas marcas registradas são uma esperança para a população sul-mato-grossense, que viveu níveis preocupantes nas últimas semanas.
Além disso, constantemente o Inmet colocou o Mato Grosso do Sul como perigo potencial de baixa umidade do ar, podendo prejudicar a saúde humana. Porém, ainda há cidades que apresentaram baixa umidade do ar no dia de ontem, como os casos de Paranaíba (24%), Cassilândia (26%), Chapadão do Sul (27%) e Costa Rica (27%).
Para a população dessas cidades, importante tomar cuidados, já que estão no Estado de Atenção, de acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE):
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Se hidratar bem.
Fonte:CE