InteressesMeio AmbienteNotícias

Governo declara emergência em municípios atingidos por incêndios em MS

Compartilhar:

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta segunda-feira (24), decreto que declara situação de emergência em municípios que enfrentam incêndios florestais no Estado, como é o caso de Corumbá e Ladário, que assistem o Pantanal pegando fogo desde o fim do mês passado.

A medida é válida por seis meses contados a partir da publicação. Ela autoriza o chamamento de voluntários para enfrentar o fogo e suas consequências, além da realização de campanhas de arrecadação para ajudar a população afetada.

O decreto também permite, dentro do prazo estipulado, que propriedades particulares sejam acessadas por agentes do Estado em caso de necessidade, para prestar socorro ou retirar pessoas do local.

Por último, ele dispensa licitação para contratar serviços ou faze compras relacionadas ao enfrentamento da situação. O prazo para firmar e finalizar as contratações é de um ano após a publicação da medida.

Pantanal – O fogo que avança sob o Pantanal neste momento, já destruiu área equivalente a cinco cidades de Campo Grande, conforme boletim emitido pelo Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Outros municípios afetados pelo fogo no último mês são Coxim e Porto Murtinho, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo