Mato Grosso do Sul foi palco da maior Semana do MEI já organizada pelo Sebrae/MS, evento voltado ao microempreendedor individual ocorrido entre os dias 20 a 24 de maio. Na 15ª edição da iniciativa, foram 14.661 atendimentos realizados e uma ampla programação gratuita que contemplou palestras com profissionais como os grandes atletas Cafú e Giba, oficinas, cursos e demais ações em 60 municípios do Estado.
“O Sebrae entregou a maior Semana do MEI da história. Inicialmente, nossa meta era cumprir 11 mil atendimentos nesses cinco dias de evento, mas conseguimos efetuar mais de 14 mil. Isso mostra a capilaridade da instituição e da sua rede parceira. Na ponta, todo esse trabalho impacta a vida de milhares de microempreendedores individuais que precisam de apoio para continuarem crescendo e movimentando a nossa economia”, avalia a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.
Com o intuito de motivar os empreendedores a partir de histórias reais de superação, a Semana do MEI proporcionou o total de oito palestras magnas em Amambai, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas, com nomes de peso: Cafú, o Capitão do Penta; Giba, tricampeão mundial de vôlei; Thiago Careca, empresário do ramo da alimentação; Manu da Peixaria, influencer e empreendedora; Fred Rocha, especialista em varejo e Fabrício Medeiros, palestrante de vendas.
Para quem conferiu as palestras, o que não faltou foi emoção. Em Dourados, onde mais de 1.200 pessoas ouviram as dicas de Giba e Manu da Peixaria, o empresário Odair Laercio de Lima guardou o ensinamento da perseverança. “Em um evento como esse a gente percebe, enquanto empreendedor, que nada começa do alto, mas sim da base, com muito trabalho, sacrifício, e persistência para não desistir diante das primeiras críticas e sim usá-las para um bem maior, que foi a valorização do empreendimento. Então as palestras nos dão uma motivação para trabalhar, persistir e não desistir”, contou Lima.
Mutirão de atendimentos
A Semana do MEI também foi o momento para muitos empreendedores resolverem pendências do negócio, como a entrega da Declaração Anual do MEI e até mesmo, se formalizarem. Para tanto, o Sebrae junto a uma rede de parceiros disponibilizou 75 pontos de atendimento, distribuídos em 60 municípios. Além dos locais, de porta em porta, a equipe do Sebrae/MS visitou empreendedores locais para entender os principais desafios enfrentados e propor soluções. Esse mutirão foi realizado em sete cidades: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Corumbá, Três Lagoas e Bonito.
Seja para os empreendedores que buscaram atendimento nos espaços ou que foram atendidos durante as visitas, o serviço fez toda a diferença. A empreendedora Raissa Peixoto Lima foi até a sede do Sebrae/MS, um dos 14 pontos de atendimento disponíveis em Campo Grande, onde se formalizou como microempreendedora individual no dia 21 de maio. Ela possui uma oficina de moto no bairro Maria Aparecida Pedrossian e tomou a decisão levando em consideração os benefícios da formalização.
“O atendimento foi muito bom. O atendente me explicou direitinho e consegui entender. Eu abri o MEI para conseguir trabalhar registrada, é uma garantia para aposentadoria, fora outros benefícios”, destacou. Além da comodidade, a empresária reforçou a importância de ter ido ao Sebrae para buscar informações confiáveis. “Tem muita gente caindo em golpe, aprendi que o único pagamento que devo fazer é o boleto do MEI”, alerta.
Para quem recebeu a equipe do Sebrae na empresa, como é o caso do proprietário da Cockai Store, Mohamad Tawfic, também na Capital, a iniciativa foi aprovada. “Achei muito bom o Sebrae vir até aqui. Eu queria mudar o endereço do meu registro como microempreendedor individual há muito tempo e não sabia como fazer isso. Aí a equipe veio aqui no Camelódromo, tive atendimento e fiz isso rapidinho. Foi nota 10, super-rápido e prático”, comemorou.
A programação da 15ª edição da Semana do MEI começou em 20 de maio e foi encerrada no dia 24. É um evento nacional organizado pelo Sebrae com foco no microempreendedor individual e serviços de formalização, regularização, apoio na entrega da Declaração Anual e outros. Em Mato Grosso do Sul, o público acompanhou todos os detalhes em: semanadomei.ms.sebrae.com.br.
Fonte:JN