Ouvir, aprender, compartilhar. O projeto ´Ouvindo os Mestres da Casa´, da Casa de Ensaio, está com inscrições abertas e gratuitas para quatro cursos de formação que acontecem de 16 à 28 de julho, com grandes nomes nacionais das artes cênicas, voltados para artistas e professores de MS. O projeto está sendo realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.
Por meio dos cursos formativos, o projeto busca promover o desenvolvimento profissional de arte educadores de MS, viabilizar o acesso dos profissionais à conteúdos importantes para a proficiência de suas atuações nas cidades em que trabalham, contribuir com a qualidade das produções artísticas e educativas locais e, fomentar o mercado de trabalho.
Danças populares brasileiras
O primeiro curso será ministrado por Rosane Almeida (SP), de forma presencial, nos dias 16, 17 e 18 de julho, na Casa de Ensaio. Cofundadora do instituto brincante, Rosane é atriz, dançarina, artista circense, musicista e educadora. Em sua carreira, dedicou-se ao estudo da diversidade cultural brasileira e à valorização de seu imaginário e universo simbólico. Neste curso, prático e teórico, serão abordadas as danças populares brasileiras e a inserção do universo da cultura popular brasileira na educação.
Práticas de jogos e improvisação teatral
O segundo curso será ministrado por Maria Eugênia (BA), de forma presencial, nos dias 19 e 20 de julho, na Casa de Ensaio. Maria Eugênia ingressou como professora da Escola de Teatro da UFBA em 1997, onde orienta a formação de artistas educadores e desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão; também é fundadora do CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes. Este curso oferecerá práticas de jogos e improvisação teatral com base em memórias, ancestralidades, desenvolvimento da espontaneidade, liberdade pessoal e integração grupal, a partir da consciência de corpo, musicalidade, espaço-palco e conjunto cênico.
Música para infância
O terceiro curso será ministrado por Lydia Hortélio (BA), de forma online, de 22 à 26 de julho. Lydia é pesquisadora, educadora e pianista, dedica-se à pesquisa etnomusical da cultura de infância, baseando-se nas cantigas que acompanham o brincar das crianças, especialmente no interior do Brasil. Também fundou a Casa das 5 Pedrinhas. Este curso falará sobre a criança, a natureza contando histórias de uma manhã até encontrar o lugar de brincar como território do sonho.
Experiência teatral
O quarto curso será ministrado por Laís Doria (MS), de forma presencial, nos dias 27 e 28 de julho, na Casa de Ensaio. Fundadora e atual presidente da Casa de Ensaio (MS), Laís é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) desde 2008 e diretora da Cia. Aves Extraviadas. O curso tem como foco despertar a alegria excepcional que a experiência teatral nos oferece em todo seu processo de montagem performático, desde os jogos teatrais até a cena final.
Bolsa auxílio para profissionais do interior de MS
Os cursos são abertos para profissionais das artes que atuam em MS. São 30 vagas por curso e cada um terá 15 horas de duração. Para promover e facilitar a participação de profissionais que não residem em Campo Grande, o projeto oferecerá, ao todo, 10 bolsas, um auxílio para transporte e alimentação. A equipe do projeto também auxiliará esses participantes de outras cidades com a hospedagem na Casa de Ensaio.
Inscrições para os cursos
Para participar é preciso se inscrever por este link. Os participantes serão selecionados por meio de ficha de inscrição e análise do currículo. As inscrições começaram em 20 de maio e seguem até 14 de junho. De 17 à 28 de junho a comissão organizadora irá selecionar os participantes e, os selecionados serão anunciados no dia 1o de julho. Mais informações pelo email casadeensaioms@gmail.com, pelo telefone (67) 3384-4843 ou pelo celular (67) 99128-4103.
´Brincaturas e Teatrices´
Além dos cursos de formação, o projeto ´Ouvindo os Mestres da Casa´ também está realizando uma ação educativa para crianças e adolescentes da Casa de Ensaio, o programa ´Brincaturas e Teatrices´, que foi criado pela artista e educadora social Laís Dória, propondo a transversalidade no ensino das linguagens artísticas por meio da arte transformação social. O programa começou em março e segue até dezembro deste ano. Ao todo, cerca de 120 crianças e adolescentes estão participando desta edição, que conta com oficinas de danças populares brasileiras, jogos teatrais, artes visuais, percussão, voz falada e cantada e, prosas e poesias.
Fonte:EFMS