NotíciasPolítica

Após ver indígenas, presidente da Funai fala com governo de MS

Compartilhar:

Em Campo Grande, a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, começou a quinta-feira (23) com reunião na governadoria. Participam do encontro o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o ‘Barbosinha’ e parlamentares.

Desde quarta-feira (22) na Capital, a presidente priorizou a conversa com as lideranças indígenas do Estado. Ontem, Joenia Wapichana recebeu dos caciques um documento com algumas reivindicações e compartilhou com eles iniciativas da Funai para promover políticas públicas. Em outro momento, ela esteve com com os servidores da Coordenação Regional da Funai em Campo Grande para ouvir os avanços, desafios e demandas da coordenação.

Na reunião de hoje, Joenia frisou que quase 5 % da população de Mato Grosso do Sul é indígena e merece toda atenção nas políticas públicas. A presidente também cobrou ações contestando a justificativa de que água, saúde e educação não podem ser oferecidos aos indígenas que estão em áreas de retomada ou à beira da estrada.

Além do vice-governador, Joenia Wapichana está na governadoria com os deputados Pedro Kemp (PT),  Gleice Jane (PT), o secretário da Sejusp Antônio Carlos Videira e representantes da Superintendência da Polícia Federal, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Procuradoria-Geral do Estado, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários.

Ainda nesta quinta-feira, a presidente da Funai irá para Dourados participar da entrega do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) na Escola Tengatuí Marangatú, na Aldeia Jaguapiru. Em seguida,  ela segue para uma reunião com a Coordenação Regional (CR) de Dourados e Ponta Porã.

Na sexta, ela irá se reunir com lideranças indígenas durante a Assembleia da Aty Guassu.

Na quarta-feira, presidente esteve com lideranças indígenas do Estado. (Foto: Funai) Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo