Em 2023, Mato Grosso do Sul foi palco de uma experiência inédita em sua história, com a efetivação do Programa MS+Criativo, focalizando as aptidões, possibilidades e desafios para capacitar as comunidades no âmbito de suas expectativas e vocações sociais, econômicas e culturais. Em encontros regionais participativos, que debateram e colheram sugestões de cada localidade, o MS+Criativo organizou o conteúdo conceitual e de diretrizes que desaguou na elaboração do primeiro Plano Estadual de Economia Criativa e na primeira lei estadual do gênero, a pioneira no Brasil.
Agora, a iniciativa avançará para um contexto igualmente ambicioso e inovador, que é criar a primeira Rede Estadual dos Territórios Criativos no Brasil. O programa é executado em parceria. Atuam nele a Fundação de Turismo (Fundtur/MS) e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS).
Amanhã, quinta-feira (9), entra em cena no grupo de parcerias a Prefeitura de Bonito, cidade escolhida para o worshop Marambaia Eco Criativa, a segunda etapa do processo que inclui a construção da rede. De muitas mãos nasce e cresce o Projeto “Marambaia Eco Criativa”. A etapa inicial foi em novembro de 2023, na Escola Municipal Professora Izaura Pinto Guimaraes, reunindo mais de 80 pessoas.
COESÃO SOCIAL
O presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, e o superintendente de Economia Criativa da Setesc, Decio Coutinho, destacaram a importância de a comunidade reforçar a cultura como valor de identificação para a coesão social e a inclusão. Referem-se ao potencial de gerar a atratividade turística, o meio pelo qual a economia criativa se relaciona com a cultura e com o turismo, promovendo emprego e renda de forma regenerativa e sustentável.
O Worshop Marambaia Eco Criativa acontecerá no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Bonito, a partir das 8h. O programa de atividades se estenderá durante o dia e é aberta ao público em geral. Grande entusiasta de propostas inovadoras para motivar, fomentar e desenvolver a economia criativa, o especialista Décio Coutinho está confiante no alcance e no êxito das próximas etapas do MS+Criativo.
LEGITIMAÇÃO
“Em 2023 rodamos o Estado em encontros regionais participativos e amplos, para legitimar e tornar realidade o Plano Estadual de Economia Criativa, contemplando os 79 municípios”, lembra Coutinho. “E então veio a ideia de uma rede estadual dos territórios criativos, a primeira do Brasil. Dentro desta proposta faremos um projeto piloto para lançar ano que vem, com seu começo neste worshop do Bairro Marambaia”, explica. O projeto está sendo desenvolvido em cinco etapas.
Fonte:FolhaCG