DestaqueDiversosNotícias

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução

Compartilhar:

Pessoas que fazem parte de uma família composta por parentes tímidos têm a tendência de serem mais acanhados. O motivo é que a timidez pode ser capaz de alterar a autopercepção, fator responsável por atrapalhar o convívio com os demais. Dependendo do seu grau, há ainda a possibilidade de ocasionar depressão.

Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, explica os efeitos da timidez. “Ela gera graves consequências ao reprimir as habilidades de interação social. A pessoa não consegue se expressar e vai guardando as informações, até ter crises de ansiedade. Além disso, vai ter dificuldades para dormir porque está pensando nas consequências de sair de casa. Isso é algo muito prejudicial para a saúde”, confirma.

Porém, é possível trabalhar na alteração do comportamento de pessoas tímidas. “Fazemos uso da terapia cognitivo-comportamental, na qual o paciente considerado introvertido realiza algumas atividades que desenvolvem suas habilidades sociais. Por exemplo, frequentar uma academia, participar de um curso de oratória ou teatro são recomendações para a pessoa ter uma interação social”, conclui.

Fonte: AsseCom UNINA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo