EsportesNotícias

MS classifica 8 animais da raça crioula para final de prova nacional no RS

Compartilhar:

Chegando a quase uma década de realização, o Passaporte de Outono de Campo Grande é uma referência em eventos realizados fora da região sul do Brasil. Promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul, entre os dias 5 e 6 de abril, 66 animais marcados, mais 17 incentivos, estiveram na pista do Parque de Exposições Laucídio Coelho em busca de garantir uma vaga na seletiva morfológica rumo à Final Morfológica na Expointer 2024, que acontecerá em agosto na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS).

A raça crioula foi a maior em exemplares e também de diferentes cidades com animais trazidos, atraindo expositores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e também da região,  durante a 84ª Expogrande.

‘Sonho e união essa é a receita do sucesso denosso Núcleo’, destaca Roberto Araújo Diedrich, presidente do NCCC do MS, que completa ‘união do núcleo, trabalho em equipe realizado há muitos anos, projetos de qualificação de mão de obra, conscientização de criadores de trazer os animais para as seletivas morfológicas, da mesma maneira que é o sonho particular de cada um ter um animal em pista na final da Morfologia Expointer, e chegar lá e fazer bonito’.

O criador de cavalos crioulos e atual presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, também falou sobre a participação da raça no evento: ‘Animais de excelente qualidade, nível técnico de altíssimo e que possamos no ano que vem estar ainda maiores e melhores levando a raça durante essa grande feira em âmbito nacional’.

Encarregada de avaliar os exemplares e assim ordenar as filas, a experiente inspetora técnica e jurada da raça, Christina Freitas, que pela primeira vez teve oportunidade de julgar uma seletiva na região, enfatizou durante seus comentários, a forte qualidade dos animais encontrados. ‘É um prazer enorme estar aqui em pista, uma região com sucesso concretizado, com tanta qualidade de animais, os que se consagraram campeões foi no detalhe’. Integrando a lista de animais aptos a disputar a Final da Morfologia Expointer 2024, Jóia Rara da GAP São Pedro – TE, conquistou o Grande Campeonato entre as Fêmeas e Melhor Exemplar da Raça do Passaporte de Campo Grande, arrancando elogios da jurada. ‘A Grande Campeã hoje foi excepcional. Uma égua que enfrentou muito bem a pista, caminhando muito bem, movimentação excelente, muito bem aprumada, tem uma excelente estrutura’.

Já entre os Machos, quem puxou a fila foi o jovem potranco Historiador de Santa Larissa, que também foi elogiado: ‘Uma qualidade extrema, um esqueleto bem formado, encarou muito bem a pista, equilibrado, muito correto, de um temperamento excelente e isso representa muito nossa raça’.

 

Fonte:MSNews

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo