Mato Grosso do Sul se destacou entre as cidades mais quentes do Brasil nesta terça-feira (30), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No ranking das 10 cidades mais calorosas, 5 são de Mato Grosso do Sul (MS), 3 do Ceará (CE), 1 do Rio Grande do Norte (RN) e 1 de Roraima (RR). Ou seja, dos 10 municípios mais quentes, metade são de MS.
Jardim (39,1ºC), Maracaju (39ºC), Aquidauana (37,8ºC), Juti (37,7ºC) e Nhumirim (37,7ºC) bateram recorde de calor e estão no ranking nacional das cidades mais calorosas.
Confira:
UMIDADE DO AR
Além de quente, o tempo também está muito seco. O índice de umidade relativa do ar atinge valores críticos em Mato Grosso do Sul.
MS também se destacou entre as cidades mais secas do País nesta terça-feira (30). Das 10 cidades mais secas, 4 foram de MS: Jardim (19%), Maracaju (20%), Bataguassu (23%) e Ivinhema (23%).
Confira:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade indicada é de no mínimo 60%.
Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. O instrumento utilizado para medir a umidade é o higrômetro.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo quente e seco requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira as recomendações:
- Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
- Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
- Usar protetor solar
- Beber muita água
- Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
- Não fazer refeições pesadas
- proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
- Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado
Fonte:CE