InteressesNotíciasSaúde

Vacina contra dengue será enviada a todo MS, define Ministério

Compartilhar:

O Ministério da Saúde divulgou na manhã de hoje (25) que 16 estados mais o Distrito Federal vão receber doses da Qdenga, a vacina contra a dengue que deverá ser incorporada ao calendário nacional de imunização. Mato Grosso do Sul é um deles.

As doses serão enviadas para as principais regiões do estado: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Todos os 79 municípios sul-mato-grossenses terão direito a receber o imunizante, de acordo com lista disponível no site da pasta.

Os critérios para a distribuição seguem as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Ministério e da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses”, justifica nota publicada no site ministerial.

Crianças e adolescentes – Segundo o que foi decidido anteriormente, somente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar na campanha de 2024 do imunizante, inicialmente.

O motivo da escolha do grupo é terem a maior taxa de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, para as quais a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não liberou a Qdenga.

Dourados – Foi o primeiro município brasileiro a receber doses para vacinar toda a população.

A cidade receberá 300 mil doses, numa parceria entre a prefeitura e o laboratório que produz a vacina.

Para os 16 estados e DF – O Governo Federal comprou 5,2 milhões de doses da vacina, limite máximo estabelecido pela farmacêutica neste ano, de acordo com sua possibilidade de entrega.

O primeiro lote das vacinas compradas será de 570 mil doses e chegará ao país em fevereiro. Como é preciso dar doses para cada paciente, com intervalo de três meses entre elas, a previsão é de que cerca de 2,75 milhões de pessoas sejam vacinadas em 2024.

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo