Bonito, a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, celebrou um ano recorde em 2023, com 313.316 turistas, de acordo com o relatório do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau. Este número representa o melhor desempenho desde 2015, destacando a crescente popularidade do destino.
O estudo revelou que janeiro e julho continuam sendo os meses mais procurados pelos visitantes, correspondendo a mais de 20% do total de turistas ao longo do ano, impulsionados principalmente pelas férias escolares. Já outubro rivalizou com julho, registrando 29.569 visitantes e superando até mesmo dezembro, que ocupou a quarta posição no ranking anual, apesar das festividades de final de ano.
O relatório, divulgado pelo Prefeitura, incluiu dados sobre o Aeroporto Regional de Bonito, que desempenhou um papel vital no resultado. Em 2023, 60.220 passageiros desembarcaram no aeroporto. Desde 2018, o Governo do Estado assumiu a administração do aeroporto, investindo mais de R$ 6,5 milhões em melhorias, como aquisição de equipamentos do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação) e reformas no Terminal de Passageiros e Seção Contra Incêndios (SCI).
Salvadori ressaltou o papel importante de eventos turísticos, alguns de alcance internacional, como o Brasil Ride e X-Terra, e a forte presença digital da cidade em diversas plataformas. Ela salientou: “Tudo isso reflete no melhor ano que tivemos no turismo de Bonito até hoje.“
Melhorias no aeroporto
Os investimentos no Aeroporto possibilitaram a mudança de classificação do aeródromo, permitindo o pouso de grandes aeronaves. O Aeroporto de Bonito agora é atendido por duas companhias aéreas, a Azul Linhas Aéreas, na rota Viracopos/Bonito, e a GOL Linhas Aéreas, na rota Congonhas/Bonito (CGH-BYO-CGH).
Além disso, em julho de 2023, o aeroporto passou de categoria 3C VFR (Visual) para 3C IFR (Instrumento), evitando cancelamentos de voos em dias chuvosos ou com condições climáticas adversas.
Fonte:Aeroin