A Wi-Fi Alliance enfim começou a certificar dispositivos para o padrão Wi-Fi 7. A nova tecnologia deve aparecer na ficha técnica de notebooks, celulares e roteadores ao longo do ano.
A entidade acredita que o Wi-Fi 7 vai encarar uma rápida adoção no mercado, estando disponível em mais de 233 milhões de dispositivos ao longo de 2024. O número deve aumentar para 2,1 bilhões de aparelhos até 2028.
Segundo a Wi-Fi Alliance, os recursos avançados do Wi-Fi 7 incluem:
- Velocidade de até 46 Gbps (contra 9,6 Gbps da Wi-Fi 6 e 3,5 Gbps da Wi-Fi 5);
- Canais de 320 MHz em países que disponibilizam a faixa de 6 GHz para Wi-Fi;
- Multi-Link Operation (MLO): tecnologia que permite a transmissão e o recebimento de dados a partir de várias frequências simultaneamente;
- 4K QAM: taxas de transmissão 20% mais altas que 1024 QAM;
Em termos gerais, a nova conexão deve aprimorar o Wi-Fi 6E em praticamente todos os aspectos, sendo mais estável, eficiente e rápida que o padrão anterior.
A nova conexão deve garantir velocidades ainda maiores, possibilitando a transmissão de conteúdo com mais estabilidade, reduzir latências para conexões sem fio e tornar a jogatina usando conexões sem fio mais confiável.
Lançamentos devem acontecer em breve
Com o processo de certificação já iniciado, é questão de tempo até dispositivos qualificados para Wi-Fi 7 aparecerem por aí. Vale ficar atento aos próximos anúncios para conferir quem será o primeiro a estrear a tecnologia.
Fonte:TCM